James Cameron compartilha atualizações de Avatar 4 e 5 e possibilidade de deixar a direção

Avatar-O-Caminho-da-Agua James Cameron compartilha atualizações de Avatar 4 e 5 e possibilidade de deixar a direção

Com Avatar: Fogo e Cinzas chegando aos cinemas ainda este ano, James Cameron já está de olho nos dois filmes seguintes da franquia. O diretor confirmou que, por enquanto, quer continuar no comando de Avatar 4 e Avatar 5.

“Não há motivo para não fazer. Estou com saúde. Estou pronto para continuar,” afirmou Cameron, que completa 71 anos no próximo mês, à revista Empire.

Caso continue à frente de Avatar 5, ele terá 77 anos na época do lançamento. Mesmo assim, ele está disposto a seguir em frente com os novos capítulos, desde que se sinta preparado física e mentalmente para o trabalho exigido.

“Não descarto a possibilidade de passar a direção para outra pessoa,” disse ele. “É um processo intenso, com muito volume e energia envolvidos. Pode ser que eu não consiga manter esse ritmo por mais seis ou sete anos.”

Cameron citou sua parceria com Robert Rodriguez no filme Alita: Anjo de Combate como exemplo de como ele já trabalhou com outro diretor a partir de seus roteiros. Mesmo assim, por enquanto, ele tem a intenção de dirigir os dois próximos longas de Avatar.

Avatar 5 pode marcar o fim da franquia?

A previsão atual é que Avatar 5 encerre a saga principal de James Cameron, com estreia marcada para dezembro de 2031. Segundo o produtor Jon Landau, esse último capítulo da franquia deve levar a história de Pandora para um novo cenário: a Terra. A mudança promete mostrar mais do universo humano, ampliando o contraste entre o planeta dos Na’vi e o mundo de origem dos personagens humanos.

Além disso, Cameron revelou recentemente que tem conversado com a Disney sobre expandir o universo de Avatar para outros formatos. Em entrevista à Empire, ele contou que tem interesse em desenvolver uma série antológica animada.

“Eu disse: ‘Quero fazer uma série antológica animada ambientada nesse mundo, mas com histórias que ninguém esperaria ver nesse universo’”, afirmou o cineasta.

A ideia seria seguir o estilo de produções como Love, Death + Robots e The Animatrix, com episódios independentes que exploram diferentes aspectos e personagens do universo de Avatar. Cameron também comentou que esse projeto poderia incluir até um longa animado, pensado tanto para o streaming quanto para os cinemas.

Embora Avatar 5 seja, por enquanto, o capítulo final da história principal, esses planos sugerem que o mundo de Pandora ainda tem muitas possibilidades a serem exploradas.

Novidades em Avatar: Fogo e Cinzas

Avatar-Varang James Cameron compartilha atualizações de Avatar 4 e 5 e possibilidade de deixar a direção

Antes disso, ainda temos Avatar 3, que ganhou o título oficial de Fogo e Cinzas e estreia no final de 2025. O filme vai apresentar dois novos clãs Na’vi: os Wind Traders (Comerciantes do Vento) e o Povo das Cinzas.

Esse último grupo tem uma postura mais agressiva e será liderado por Varang, personagem de Oona Chaplin. Eles vão enfrentar Jake Sully (Sam Worthington), Neytiri (Zoe Saldaña) e sua família.

Cameron dirige Avatar 3 com roteiro escrito em parceria com Rick Jaffa e Amanda Silver.

Avatar: Fogo e Cinzas chega aos cinemas no dia 18 de dezembro de 2025. Já Avatar 4 tem estreia prevista para dezembro de 2029, e Avatar 5 para dezembro de 2031.

Deixe um comentário