Lin-Manuel Miranda, o criador, ator e compositor por trás do sucesso Hamilton, se manifestou sobre uma produção não autorizada do musical feita pela organização religiosa denominada The Door Christian Fellowship Ministries of McAllen, no Texas, depois que vídeos da peça começaram a circular nas redes sociais.
O premiado criador de Em um Bairro de Nova York publicou uma nota através do Twitter, onde agradeceu a todos que entraram em contato com ele e notificaram sua equipe sobre a produção, que classificou como “ilegal e não autorizada”.
Lin-Manuel Miranda também compartilhou uma declaração da Dramatists Guild of America, uma organização para profissionais da indústria de teatro nos Estados Unidos, que também condenou a ação da igreja do Texas.
Além de não ter autorização da Disney ou de Lin-Manuel Miranda, a versão encenada pela igreja do Texas alterou as letras de algumas músicas para incluir narrativa anti-LGBTQIA+.
A produção durou apenas dois dias, mas o suficiente para uma gravação com alta qualidade ser publicada no YouTube, que rapidamente foi removida pela organização religiosa. Apesar disso, clipes do musical circularam no Twitter e no TikTok.
Até o momento, não há notícias sobre de alguma ação legal da Disney ou da equipe jurídica de Hamilton sobre a produção não autorizada da igreja, mas a mensagem de Lin-Manuel foi direta: “Agora os advogados vão fazer seu trabalho“.
Hamilton está disponível no Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus