Guerra comercial afeta cinema e China ameaça cortar filmes americanos

Thunderbolts-China Guerra comercial afeta cinema e China ameaça cortar filmes americanos

A Administração Nacional de Cinema da China confirmou nesta semana que pretende reduzir o número de filmes de Hollywood exibidos no país. A decisão foi anunciada como resposta às novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, em especial pelo governo do ex-presidente Donald Trump.

Na última quarta-feira, Trump elevou as tarifas sobre produtos chineses para 125%. A China reagiu no mesmo dia, com um aumento de 84% sobre bens norte-americanos. Agora, o setor de entretenimento está entrando na disputa, com impacto direto nas estreias previstas para os cinemas chineses.

Hollywood na mira do governo chinês

Segundo um comunicado da autoridade chinesa revelado pela Bloomberg, a redução nas importações de filmes americanos é uma resposta direta ao que foi chamado de “abuso de tarifas” por parte dos EUA.

“Vamos seguir as regras do mercado, respeitar as escolhas do público e reduzir de forma moderada a quantidade de filmes americanos importados,” disse o porta-voz da administração.

Ainda segundo a nota, o objetivo é abrir mais espaço para produções de outros países, com a intenção de continuar atendendo à demanda local por lançamentos internacionais.

Thunderbolts* pode ficar de fora da China

Thunderbolts Guerra comercial afeta cinema e China ameaça cortar filmes americanos

A estreia de Thunderbolts* na China estava marcada para 30 de abril. O filme da Marvel havia sido aprovado oficialmente para exibição no país na última segunda-feira, mas, com o anúncio do novo posicionamento do governo, o lançamento agora está indefinido.

De acordo com o The Hollywood Reporter, não está claro se Thunderbolts* manterá sua data de estreia ou se será removido do calendário, o que pode abrir um precedente para outros filmes americanos.

Mesmo que o longa seja mantido, há chances de que ele seja um dos últimos grandes blockbusters dos EUA a entrar no mercado chinês por um tempo. Algumas redes de cinema locais ainda demonstram otimismo e aguardam um posicionamento mais positivo sobre outros lançamentos americanos.

Impacto no mercado

Embora os filmes de Hollywood não tenham o mesmo desempenho de anos anteriores na China, eles ainda representam uma boa parcela da bilheteria em lançamentos de grande porte.

Em 2022, por exemplo, Avatar: O Caminho da Água arrecadou US$ 246 milhões no país. Já Um Filme Minecraft, da Warner Bros. com a Legendary Entertainment, estreou no último fim de semana com US$ 14,7 milhões.

O corte nas importações deve gerar impacto direto na arrecadação de grandes estúdios e pode forçar mudanças nas estratégias de lançamento para o mercado asiático.

No Brasil, Thunderbolts* segue com estreia garantida em 1º de maio de 2025.

Deixe um comentário