Em 2024, o gasto médio dos estadunidenses com serviços de streaming caiu para US$ 42,38 por mês, uma redução considerável em relação aos US$ 55,04 mensais registrados no ano anterior. Esses dados são de um relatório da Reviews, uma organização de pesquisa focada em internet, streaming e serviços móveis.
Uma das explicações apontadas pelo relatório é a chamada “fadiga de streaming”. Segundo a pesquisa, 27,8% dos norte-americanos relataram sentir-se sobrecarregados com a quantidade crescente de serviços disponíveis.
Apesar disso, o relatório não detalha quantos desses usuários realmente cancelaram suas assinaturas devido à sobrecarga.
Outro fator apontado é o aumento dos gastos com TV a cabo e satélite. Em 2024, o gasto médio mensal com esses serviços foi de US$ 89,29 — um aumento de 11% em comparação ao ano anterior.
Com isso, muitos consumidores podem ter optado por cancelar serviços de streaming para compensar o aumento nas despesas com TV.
Outros dados do relatório
- O estadunidense médio possui dois serviços de streaming e consome quase quatro horas de conteúdo por dia.
- Cerca de 26,5% dos entrevistados compartilham ao menos uma assinatura com amigos ou familiares.
O relatório também aponta um crescimento expressivo nas assinaturas de streaming com anúncios.
No terceiro trimestre de 2024, 43% das assinaturas de streaming eram da modalidade com anúncios, e 56% das novas assinaturas entre julho e setembro seguiram essa tendência.
Isso indica que muitos norte-americanos preferiram economizar em troca de assistir a comerciais.
Crescimento do Disney+
Apesar da queda geral nos gastos com streaming, o Disney+ apresentou crescimento em seus números de assinantes nos últimos dois trimestres.
O relatório mais recente, de novembro, mostrou que o serviço passou de 153,8 milhões para 158,6 milhões de assinantes em escala global. No mercado doméstico (Estados Unidos e Canadá), o número subiu de 54,8 para 56 milhões até o final do terceiro trimestre de 2024.
Com o mercado de streaming cada vez mais competitivo e a mudança de comportamento dos consumidores, os serviços têm buscado alternativas para manter e atrair novos assinantes.