Josh Gad revelou que uma cena envolvendo Olaf em Frozen II precisou ser reescrita depois de causar uma reação negativa no público infantil durante as primeiras exibições de teste.
O boneco de neve querido pelo público retornou na sequência de 2019, mas em determinado momento, sua existência foi ameaçada.
Em seu livro In Gad We Trust (via Entertainment Weekly), Gad contou que a primeira versão da cena de “morte” de Olaf foi difícil até mesmo para ele gravar.
Segundo o ator, a sequência foi “brutal” e teve um grande impacto emocional. Depois da exibição de teste, ele perguntou à diretora Jennifer Lee como tinha sido a recepção.
“Jenn e eu começamos a gravar os diálogos, e eu não conseguia passar pela cena sem chorar. As primeiras gravações foram brutais, e lembro de pensar que estávamos fazendo algo que teria um grande impacto,” contou Gad.
“Perguntei à Jenn como foi a primeira exibição. Ela tentou disfarçar, mas disse: ‘Os adultos adoraram, mas as crianças ficaram muito confusas e muito, muito tristes.’ Naquele momento, percebi que ainda tínhamos um longo caminho pela frente.”
Como Olaf “morre” em Frozen II?
A versão final da cena acabou sendo mais branda, mas Olaf ainda desaparece temporariamente no filme.
No momento em que Elsa descobre a verdade sobre Ahtohallan, seus poderes começam a se esgotar, o que faz Olaf desaparecer nos braços de Anna, dissolvendo-se em um monte de neve.
No entanto, como mostrado no desfecho do filme, Elsa consegue restaurá-lo, mencionando que “água tem memória”.
Embora Gad não tenha detalhado como era a versão original da cena, é provável que tivesse um tom mais sombrio ou até um destino irreversível para Olaf.
Mesmo na versão final, a sequência ainda emociona, mas o fato de Olaf retornar torna tudo menos doloroso para as crianças.
Disney suavizou cenas de morte nos últimos anos
Essa mudança em Frozen II reflete um padrão que a Disney tem seguido nos últimos tempos.
No passado, filmes como Bambi, O Rei Leão e Procurando Nemo tiveram cenas de morte bastante impactantes.
Embora Frozen e Frozen II tenham suas perdas, como os pais de Anna e Elsa, nenhum dos filmes chega ao nível das tragédias mostradas em animações mais antigas do estúdio.
Agora, com Frozen 3 em desenvolvimento, fica a dúvida se a nova história vai explorar emoções ainda mais profundas ou manter a abordagem atual mais “light”.
Frozen: Uma Aventura Congelante e Frozen II estão disponíveis no Disney+.