França condena representação em Pantera Negra 2: ‘mentirosa e enganosa’

Pantera-Negra-Wakanda-Para-Sempre-Marvel França condena representação em Pantera Negra 2: 'mentirosa e enganosa'

Logo no início do filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, após o emocionante funeral de T’Challa, a trama muda o foco para a reunião das Nações Unidas em Genebra, Suíça. No encontro, a Rainha Ramonda (Angela Basset) deixa claro que não confia nos líderes de outros países, em especial Estados Unidos e França, que estão de olho no vibranium, o poderoso metal encontrado em abundância em Wakanda. Os desdobramentos dessa história fictícia não agradaram as Forças Armadas da França, que se manifestaram por meio do ministro francês Sébastien Lecornu.

Ao mesmo tempo em que a mãe de Shuri faz seu discurso, os espectadores são transportados para Ansongo, Mali, onde soldados armados invadiram na noite anterior o Centro de Ajuda Wakandano em busca de ferramentas de vibranium. No entanto, Wakanda estava preparada para o ataque, e as Dora Milaje matam a maioria dos invasores.

Enquanto narra esse fato, Ramonda olha para a representante da França e diz que a prova do envolvimento de um estado-membro está chegando aos dispositivos móveis de todos.

Soldados-franceses-em-Pantera-Negra-2 França condena representação em Pantera Negra 2: 'mentirosa e enganosa'
Representação de soldados franceses em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Nesse momento, as Dora Milaje entram no salão com mercenários sobreviventes e Okoye ordena, em francês, que eles se ajoelhem. Em seguida, ela se dirige à embaixadora francesa dizendo, também em francês: “De nada.”

Neste domingo (12), o ministro francês das Forças Armadas condenou a representação no blockbuster da Marvel dos soldados franceses, retratados como saqueadores de recursos em uniformes semelhantes aos usados pelos militares destacados no Mali até agosto do ano passado, uma reação que faz parte de um contexto de guerra de informação na África.

Condeno veementemente esta representação mentirosa e enganosa de nossas Forças Armadas“, escreveu Sébastien Lecornu no Twitter ao compartilhar a cena. “Penso e presto homenagem aos 58 soldados franceses que morreram defendendo o Mali a seu pedido contra grupos terroristas islâmicos.

A ira do Ministro

A comitiva de Sébastien Lecornu destacou (via Yahoo) “a raiva do ministro ao ver o filme“, ​​enquanto a França também acusa a Rússia de travar uma guerra de informação ao manipular a opinião pública sobre sua ação na região.

O Ministério reconheceu a liberdade de uma “obra artística” da qual a França não reivindica nem a retirada nem a censura. Por outro lado, “não pode haver revisionismo na recente ação da França no Mali: intervimos a pedido do país para lutar contra grupos armados terroristas distantes da história contada no filme, ou seja, um exército francês que vem para saquear suas recursos naturais“, acrescentou a nota.

A mais recente revisão estratégica nacional da França, apresentada pelo Presidente Emmanuel Macron em novembro de 2022, estabeleceu nas funções estratégicas da defesa o conceito de “influência”, que inclui o combate a informações falsas com fins desestabilizadores.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Deixe um comentário