“Fogo e Água”: Série sobre os filmes Avatar chega ao Disney+ em novembro

Fogo-e-Agua-Criando-Os-Filmes-De-Avatar “Fogo e Água”: Série sobre os filmes Avatar chega ao Disney+ em novembro

A poucas semanas de Avatar: Fogo e Cinzas chegar aos cinemas, o Disney+ revelou o primeiro trailer de Fogo e Água: Criando os Filmes de Avatar, uma série documental dividida em duas partes que desvenda os bastidores da famosa franquia de ficção científica de James Cameron. A produção estreia na plataforma em 7 de novembro, cerca de seis semanas antes do lançamento do novo longa nos cinemas, marcado para 18 de dezembro. A página desta nova docussérie foi criada na tarde desta quarta-feira no Disney+.

Produzido pela 20th Century Studios e Lightstorm Entertainment, o documentário mostra como os filmes Avatar: O Caminho da Água e Avatar: Fogo e Cinzas foram criados, revelando detalhes inéditos de bastidores, conceitos artísticos e entrevistas com o elenco e a equipe técnica.

As gravações acompanharam o time de produção em diversos locais ao redor do mundo, incluindo Manhattan Beach, San Pedro, Lago Shasta, Canal da Mancha, Bahamas, Havaí e Nova Zelândia.

As filmagens destacam o trabalho intenso da equipe para desenvolver e aperfeiçoar as técnicas de captura de performance subaquática, uma das marcas registradas do segundo filme.

A equipe utilizou um tanque com 2,5 milhões de litros de água para treinar o elenco e os dublês em mergulho livre, uma etapa essencial para dar autenticidade às cenas debaixo d’água.

Assista ao trailer:

Zoe Saldaña defende o trabalho por trás da captura de performance

O trailer de Fogo e Água: Criando os Filmes de Avatar mostra principalmente cenas de Avatar: O Caminho da Água, lançado em 2022, mas também apresenta breves momentos do próximo capítulo, Avatar: Fogo e Cinzas.

A atriz Zoe Saldaña, que interpreta Neytiri na franquia, falou essa semana justamente sobre a importância do documentário para mostrar o esforço e o talento humano por trás da tecnologia.

“Isso nos dá a chance de explicar, de forma detalhada, por que a captura de performance é uma das formas mais completas de atuação. Ela nos permite ter total controle sobre o que entregamos em cena”, disse Saldaña.

Nos bastidores, a captura de movimentos tem sido um dos principais temas de debate em torno dos filmes de Avatar, especialmente pela forma como mistura arte e tecnologia.

O trabalho dos atores é transformado digitalmente, o que muitas vezes leva a discussões sobre quanto do resultado final é mérito da atuação e quanto vem dos efeitos visuais.

O sucesso da franquia continua crescendo

Avatar-Fogo-e-Cinzas “Fogo e Água”: Série sobre os filmes Avatar chega ao Disney+ em novembro

Mais de uma década após a estreia do primeiro Avatar, o universo criado por James Cameron continua expandindo. O filme original, lançado em 2009, segue como a maior bilheteria da história do cinema mundial, com US$ 2,92 bilhões arrecadados. Já Avatar: O Caminho da Água ocupa a terceira posição do ranking, com US$ 2,34 bilhões.

O terceiro longa da saga, Avatar: Fogo e Cinzas, continua a história da família Sully, que desta vez enfrenta uma nova e agressiva tribo dos Na’Vi liderada por Varang, um chefe de temperamento explosivo.

O elenco traz de volta Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver e Stephen Lang, além de Kate Winslet, Oona Chaplin, Cliff Curtis, Edie Falco, David Thewlis, Bailey Bass, Jack Champion e Giovanni Ribisi.

Outros dois filmes da franquia já estão programados para os próximos anos, um em 2029 e outro em 2031, embora James Cameron tenha dito em uma entrevista bem recente que, em função dos altos custos de produção, ele já não consegue garantir que esses filmes realmente vão ser lançados.

Onde assistir

Para assistir a Fogo e Água: Criando os Filmes de Avatar, é necessário ter uma assinatura ativa do Disney+ para a cessar o streaming a partir do dia 7 de novembro, quando estreia o documentário. A plataforma também reúne os dois primeiros filmes da franquia, permitindo acompanhar toda a trajetória dos Na’Vi antes da estreia de Fogo e Cinzas.

Com esse novo documentário, o público poderá conhecer de perto o processo criativo de um dos universos mais ambiciosos do cinema e entender como a combinação de ciência, arte e inovação continua a moldar o mundo de Avatar.

Avatar: Fogo e Cinzas estreia nos cinemas em 18 de novembro de 2025a

Deixe um comentário