O primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal ainda não trouxe grandes revelações ou teorias malucas. Como um bom episódio introdutório, conhecemos um pouco da história dos protagonistas após os eventos de Vingadores: Ultimato. De forma genial e incrível, a série traz logo nos primeiros momentos um vislumbre da vida de Sam Wilson, personagem de Anthony Mackie. Diferente do que sempre vimos, Sam enfrenta dificuldades financeiras e encontra problemas em tentar salvar o barco da família.
Quando pensamos em Vingadores, pensamos em Tony Stark, Capitão América, Thor, Hulk e muitos outros. Tony era um bilionário, Bruce Banner um cientista renomado, Thor é um Deus nórdico, Strange se abdicou de suas riquezas, mas sempre viveu de forma confortável por ser um cirurgião. E não para por aí.
Os Guardiões ganhavam a vida no espaço, de sua própria forma, Peter é um adolescente e não precisou de grandes ajudas financeiras, T’Challa era um dos homens mais ricos do mundo e ninguém ali aparentou enfrentar problemas mundanos.
Quando voltamos na história do Homem-Formiga, por exemplo, Scott servia sorvetes em uma sorveteria e não sabemos ao certo como ele conseguia se manter. Sam pelo visto enfrentava os mesmos problemas, mas de uma forma ainda pior. Ele sumiu por 5 anos durante o blip, o que causou um grande desequilíbrio nas finanças da família e o barco dos pais de Sam, onde ele passou sua infância, pode acabar sendo vendido para pagar as contas. É engraçado pensar que um homem que salvou o mundo possa receber recusa de um empréstimo no banco.
Tony Stark Cancelado
Os fãs foram logo reclamar na internet sobre uma informação questionada pelo gerente do banco. Tony não pagava os Vingadores de alguma forma ou era algo mesmo voluntário? É claro que ninguém ali recebia para salvar o mundo, o que os torna verdadeiros heróis e não mercenários. Como amigo, porém, Tony poderia ter investigado a vida de cada um ali e verificado que Sam precisava de ajuda? Uns milhões a menos na fortuna Stark certamente não lhe faria diferença.
#TonyIsOverParty foi uma hashtag que dominou o twitter durante o fim de semana e todos sabemos não passar de uma grande brincadeira. É óbvio que não há como cancelar um personagem fictício, mas o assunto levanta a importância de mencionarmos que todo herói tem seus problemas pessoais para lidar.
É óbvio também que Stark não tinha nenhuma obrigação financeira para com seus colegas de grupo e todos ali entraram na missão impossível em prol do mundo. Tony não era o patrão ou o líder dos Vingadores, apenas um homem muito rico que decidiu usar o dinheiro para algo além de drogas e álcool.
O que aconteceu com Sam é um assunto importante e que precisa ser comentado, principalmente quando pensamos que heróis são seres invencíveis e impenetráveis.
Ver Sam implorar por um empréstimo bancário e ser recusado foi uma cena fundamental para a série e para o decorrer do MCU, mas precisaremos esperar os episódios para entender mais sobre o futuro.
Falcão e o Soldado Invernal é uma série exclusiva do Disney+ e tem novos episódios toda sexta-feira.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus