
Clive Revill, conhecido por dublar o Imperador Palpatine na primeira versão de Star Wars: O Império Contra-Ataca e por ter sido a primeira voz de Alfred Pennyworth em Batman: A Série Animada, morreu no dia 11 de março, aos 94 anos.
A informação foi divulgada pela filha do ator, Kate Revill, ao The Hollywood Reporter. Ele faleceu em uma clínica de cuidados em Sherman Oaks, Califórnia, após enfrentar um quadro de demência.
A breve participação em Star Wars
Revill foi chamado pelo diretor Irvin Kershner, com quem já havia trabalhado em A Fine Madness, para dublar o Imperador em O Império Contra-Ataca (1980). A cena mostrava o personagem em forma de holograma, e sua voz foi usada na versão original do filme.
Mais tarde, no relançamento em DVD em 2004, sua dublagem foi substituída pela de Ian McDiarmid, que já havia interpretado o Imperador em O Retorno de Jedi.
Em uma entrevista de 2015 ao The Spectrum, Revill relembrou: “Recebi uma ligação do Kershner, que precisava de uma voz para o Imperador, que apareceria apenas como uma imagem holográfica. Fiz alguns testes e percebi que funcionava melhor sem nenhuma emoção.”
Mesmo após ter sido substituído, ele contou que os fãs continuavam reconhecendo seu trabalho: “Eles se aproximam e eu peço para fecharem os olhos. Então digo: ‘Há uma grande perturbação na Força’. As pessoas ficam pálidas. Uma quase desmaiou!”
Revill também marcou presença no universo da DC ao emprestar sua voz ao mordomo Alfred nos três primeiros episódios de Batman: A Série Animada, exibidos nos anos 1990. Depois, o persoagem passou a ser dublado por Efrem Zimbalist Jr.
Carreira nos palcos, cinema, TV e games
Nascido em 18 de abril de 1930, em Wellington, Nova Zelândia, Clive Revill iniciou a carreira após ser incentivado por Laurence Olivier a estudar na Old Vic Theatre School, na Inglaterra.
Em 1952, estreou na Broadway com Mr. Pickwick. Ele também fez parte da Royal Shakespeare Company e recebeu duas indicações ao Tony Awards, pelos musicais Irma la Douce e Oliver!.
No cinema, se destacou em Avanti!… Amantes à Italiana!, papel que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante. Ele participou ainda de produções como Kaleidoscope, The Double Man, As Sandálias do Pescador, O Grande Houdini, As Duas Faces de Zorro, Tom & Jerry: Robin Hood e seu Ratinho Feliz, entre outros.
Na TV, apareceu em diversas séries, incluindo Columbo, Murder, She Wrote, Magnum P.I., Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman, Star Trek: A Nova Geração, DuckTales, Pinky e o Cérebro, Alvin e os Esquilos, Godzilla: The Series e Johnny Bravo.
Clive Revill também se destacou no mundo dos videogames, dublando personagens em jogos como Marvel: Ultimate Alliance (como Doutor Destino), Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, O Hobbit e Mogli – O Menino Lobo.