A diretora de Arnold explicou por que Maria Shriver, ex-esposa de Arnold Schwarzenegger, não aparece na nova série documental da Netflix. Lançada em 7 de junho, a produção examina de perto a jornada do austríaco desde atleta até ator e político norte-americano. Também explora sua vida pessoal e o terceiro episódio aborda como o casamento de Schwarzenegger e Shriver foi abalado em 2011, quando o fisiculturista confessou seu caso, que resultou no nascimento de um filho secreto.
Em entrevista com o Yahoo Entertainment, a cineasta Lesley Chilcott explicou que conversou com Shriver durante o processo de criação do documentário com Schwarzenegger. “Nós conversamos, falamos algumas vezes“, disse ela. No entanto, Chilcott disse que, ao convidar Shriver para participar, ela “educadamente recusou” a oferta.
Os quatro filhos de Schwarzenegger e Shriver – as filhas Katherine, 33, e Christina, 31, e os filhos Patrick, 29, e Christopher, 25 – também não contribuíram para a série, embora Christina apareça brevemente em uma cena filmada na casa de Schwarzenegger em Los Angeles.
Joseph Baena, filho que o astro de O Exterminador do Futuro teve com a governanta da família, Mildred “Patty” Baena, em 1996, quando ainda era casado com Shriver, também aparece no final do último episódio. Ele é visto malhando com o pai em uma academia, embora não fale diante da câmera.
Chilcott acrescentou que Schwarzenegger ficou “emocionalmente esgotado” ao relembrar o período doloroso de sua vida que começou no dia seguinte a seu mandato como governador da Califórnia, quando Shriver pediu ao terapeuta do casal que perguntasse se ele era o pai de Baena.
Arnold não deve voltar a falar sobre o caso
“É difícil para ele falar sobre o caso porque ele não pode fazer isso sem ferir os sentimentos de alguém“, disse Chilcott. “Isso foi uma transgressão bastante grave.Depois de conversarmos sobre isso, não havia muito mais a fazer naquele dia“, disse ela, acrescentando: “Não acredito que ele pretenda falar mais sobre esse assunto.“
Na série documental, o ator disse que, mesmo após mais de uma década, sente-se “relutante” em falar sobre o escândalo:
“Sempre que faço isso, as feridas se abrem novamente. Acho que já causei dor suficiente para a minha família por causa do meu erro. Por causa disso, todos tiveram que sofrer, Maria teve que sofrer, as crianças tiveram que sofrer, Joseph, sua mãe, todos.”
O ex-Mr. Universo continuou: “Vou ter que conviver com isso pelo resto da minha vida. As pessoas vão se lembrar dos meus sucessos, mas também se lembrarão dos meus fracassos. Isso é um grande fracasso. Tive fracassos no passado em minha carreira, mas isso é um jogo completamente diferente, uma dimensão de fracasso.”
Embora Shriver tenha pedido a separação logo após a sessão de terapia fatídica, o casal só finalizou o divórcio em dezembro de 2021.
Arnold está disponível na Netflix.
O melhor trabalho da pessoa humana é trabalhar com a consciência limpa