Entenda por que Mufasa não perdoou Scar no novo filme da franquia O Rei Leão

Scar-Taka-em-Mufasa-O-Rei-Leao Entenda por que Mufasa não perdoou Scar no novo filme da franquia O Rei Leão

Mufasa: O Rei Leão, já disponível no Disney+, mostra os primeiros anos de vida de Mufasa e Taka — nome de nascimento de Scar — antes dos acontecimentos do clássico O Rei Leão. Ao contrário do que muitos pensavam, os dois não eram irmãos de sangue. Mufasa era um filhote órfão, enquanto Taka era o herdeiro legítimo da liderança da sua alcateia.

Os dois se tornaram inseparáveis até que a inveja começou a interferir nessa relação. Durante uma longa jornada até Milele, eles foram perseguidos por leões brancos. No caminho, conheceram Sarabi, uma leoa da realeza em fuga. Taka se interessou por ela imediatamente, e Mufasa, num primeiro momento, tentou ajudar o amigo a se aproximar.

No entanto, Mufasa e Sarabi acabaram se apaixonando, o que gerou um sentimento de traição em Taka. A partir disso, ele fez um acordo com Kiros, o vilão do filme, e atraiu os leões brancos até o grupo. Mesmo arrependido, Taka não foi completamente perdoado por Mufasa.

Por que Mufasa não conseguiu perdoar

Na parte final de Mufasa: O Rei Leão, Taka recebe sua cicatriz ao tentar proteger Mufasa de um ataque de Kiros. Apesar do gesto, foi ele quem trouxe o perigo até ali. O motivo? Mufasa havia se apaixonado por Sarabi, interesse romântico de Taka. Para Mufasa, tentar tirar a vida de alguém por conta disso era algo grave demais.

Kiros-Mufasa-O-Rei-Leao Entenda por que Mufasa não perdoou Scar no novo filme da franquia O Rei Leão

Mesmo com carinho pelo antigo amigo, o novo rei de Milele não podia ignorar a tentativa de assassinato. Em outro contexto, talvez a relação tivesse chance de se recuperar. Mas Mufasa já ocupava o trono e precisava agir como líder, não apenas como alguém que estava magoado.

Perdoar Taka completamente naquele momento poderia enfraquecer a imagem de Mufasa diante dos demais. Ele até mostrou certa clemência: permitiu que Scar continuasse vivendo nas Terras do Reino e o reconheceu como irmão. Mas uma reconciliação total colocaria em risco sua autoridade.

Essa foi sua primeira decisão importante como rei, tomada na frente de diversos animais do reino. Taka, por sua vez, passou a usar o nome Scar como uma forma de se lembrar do erro e das consequências.

E se Mufasa tivesse perdoado Scar?

Mufasa-em-Milele Entenda por que Mufasa não perdoou Scar no novo filme da franquia O Rei Leão

O público já sabia desde o início que a relação entre os dois terminaria de forma trágica em O Rei Leão. Ainda assim, o filme mostra que Taka ainda nutria sentimentos pelo irmão, mesmo depois de tudo. Ele chegou a se colocar na frente de um ataque para salvá-lo, o que indica que ainda havia afeto.

Talvez, se Mufasa tivesse optado por perdoá-lo de forma mais direta, o rumo da história fosse outro. A traição que levou à morte de Mufasa poderia nunca ter acontecido. Mas como o próprio filme mostra, ele tomou as decisões que julgou certas naquele momento.

Mufasa: O Rei Leão está disponível no Disney+ em 4K Ultra HD e 3D.

Deixe um comentário