Elon Musk, fundador da xAI e uma das personalidades mais influentes do mundo, revelou seus planos de entrar na indústria de games com a criação de um estúdio focado em inteligência artificial. A ideia, segundo Musk, é trazer uma nova abordagem aos jogos e “torná-los ótimos novamente”, fazendo uma referência ao slogan “Make America Great Again”.
A visão de Musk para os games
A novidade foi anunciada por Musk na rede social X (antigo Twitter), onde o bilionário compartilhou sua insatisfação com o estado atual da indústria de jogos. Ele respondeu a um usuário que criticava o direcionamento ideológico de alguns estúdios:
“Não entendo como os desenvolvedores de jogos e o jornalismo foram tão capturados ideologicamente. Os jogadores sempre foram trolls, anti-corporações gananciosas, anti-besteiras. Os jogadores sempre rejeitaram bobagens manipuladoras e conseguem perceber quando alguém é um ‘poser’. Então, por que se apoiar nessa besteira?”
Musk respondeu: “Muitos estúdios de jogos […] são controlados por grandes corporações. Vamos mudar isso com nosso novo estúdio de jogos da xAI, trazendo inovação e excelência.”
O que é a xAI?
Fundada em março de 2023, a xAI se descreve como uma empresa dedicada ao desenvolvimento de inteligência artificial para acelerar descobertas científicas e promover o entendimento coletivo do universo. Atualmente, a xAI é mais conhecida pelo Grok, uma IA estilo ChatGPT disponível para assinantes do X Premium.
Apesar de não possuir histórico em desenvolvimento de jogos, Musk já demonstrou interesse no setor anteriormente, inclusive compartilhando suas experiências em títulos como Elden Ring e Diablo 4.
O estúdio de Musk
Ainda não foram divulgados detalhes sobre os tipos de jogos que o estúdio desenvolverá, nem sobre sua estratégia para competir em um mercado já saturado por grandes players. A promessa de “revolucionar” os jogos, no entanto, atraiu atenção e curiosidade, especialmente por ser um projeto liderado por uma figura tão controversa e influente.
Musk está acostumado a entrar em áreas difíceis, e seus projetos, como a Tesla e a SpaceX, mostram que ele gosta de enfrentar grandes desafios. Resta saber como sua entrada na indústria de jogos irá impactar o setor e se suas promessas de inovação serão cumpridas.
Com a chegada de um novo estúdio e a promessa de uma abordagem revolucionária, a indústria de jogos ganha mais um competidor de peso. Será que Musk conseguirá transformar o mercado de jogos como fez em outras áreas?