
O desfecho da primeira temporada de Outlander: Blood of My Blood deixou o público e o elenco em choque. O episódio final “Algo Emprestado” trouxe uma das cenas mais intensas da série, culminando na morte de Malcolm Grant, personagem de Jhon Lumsden.
A produção, que serve como prelúdio de Outlander, acompanha os personagens Ellen MacKenzie (Harriet Slater), Brian Fraser (Jamie Roy) e Malcolm em um triângulo amoroso repleto de segredos e decisões perigosas.
Ellen estava prometida a Malcolm em um casamento arranjado, mas seu verdadeiro amor era Brian, com quem planejava fugir.
No entanto, os planos do casal quase vão por água abaixo quando Malcolm os encontra em um dos corredores do Castelo Leoch. Movido pela raiva, ele parte para cima de Brian, que, ao tentar se defender, acaba o matando em um impulso.
Primeira versão do roteiro não tinha essa cena

Durante uma entrevista à Entertainment Weekly, Jamie Roy revelou que essa cena não estava prevista originalmente no roteiro. O ator contou que descobriu a mudança de forma inusitada.
“Eu estava em um pub, já tinha tomado umas quatro cervejas, quando o produtor Michael Wilson me ligou e disse: ‘Ok, vou te contar o que acontece no final. Você vai matar Malcolm Grant.’ Eu só consegui responder: ‘Uau.’”
Harriet Slater também comentou o quanto a reviravolta pegou o elenco de surpresa. “Na leitura inicial, essa morte não existia. Depois veio uma nova versão do roteiro e, de repente, Malcolm morria. Foi um choque para todos, principalmente por vir do Brian, que é o cara mais calmo e gentil.”
Segundo Roy, a morte de Malcolm não foi premeditada. “Brian e Ellen tentam várias vezes fazê-lo recuar. Mas ele não aceita, e quando parte para o ataque, Brian reage por instinto. Ele nunca quis matar Malcolm.”
As consequências

Os atores também comentaram sobre as consequências dessa tragédia para os personagens. O plano de fuga de Ellen e Brian já seria arriscado por si só, mas o assassinato muda completamente o rumo de suas vidas.
A cena final sugere que, embora o casal esteja decidido a seguir junto, o peso do que aconteceu os acompanhará de agora em diante. “O mundo deles vira de cabeça para baixo depois disso”, comentou Roy.
Todos os episódios da 1ª temporada de Outlander: Blood of My Blood estão disponíveis no Disney+.