
Durante o evento de divulgação do elenco de Vingadores: Doomsday, a Marvel surpreendeu ao revelar, de forma lenta (mais de 5 horas de vídeo) e enigmática, os nomes de vários personagens já conhecidos do universo dos X-Men do antigo estúdio 20th Century Fox. Entre os confirmados estão Kelsey Grammer (Fera), Patrick Stewart (Professor Xavier), Ian McKellen (Magneto), Alan Cumming (Noturno), Rebecca Romijn (Mística), James Marsden (Ciclope) e Channing Tatum (Gambit).
A aparição do nome de Grammer não chega a ser tão inesperada, já que seu Fera apareceu na cena pós-créditos de As Marvels, em 2023. Stewart também fez uma participação como uma versão alternativa de Xavier em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
McKellen, que havia sido substituído por Michael Fassbender em X-Men: Primeira Classe, também está de volta, o que chamou atenção. Até Alan Cumming, que não interpretava Noturno desde X-Men 2, retornará.
Marsden, que parecia ter deixado o personagem Scott Summers para trás, também integra o elenco. Já o caso de Tatum é curioso: ele nunca chegou a estrelar o tão comentado filme solo de Gambit, mas agora terá a chance de enfim brilhar no papel, ainda que brevemente, como já aconteceu em Deadpool & Wolverine.
X-Men do passado ou do futuro?

Com o retorno desses rostos familiares, surgem novas perguntas sobre como a Marvel pretende apresentar os mutantes no MCU. A aquisição da Fox pela Disney dava a entender que os X-Men passariam por uma reformulação completa, mas a escalação de atores que estrearam há mais de 20 anos indica outra direção, pelo menos por enquanto.
Grande parte desse elenco original não participa de forma regular desde X-Men: O Confronto Final, de 2006. Alguns, como Romijn, até fizeram participações rápidas em X-Men: Primeira Classe.
A despedida parecia definitiva com Logan, em 2017, que encerrou o arco do Wolverine de Hugh Jackman e do Professor Xavier de Stewart. Mas com Deadpool & Wolverine e agora Vingadores: Doomsday, muita coisa parece estar sendo reavaliada.
A grande questão é se esses mutantes clássicos fazem parte de mais uma linha do tempo alternativa ou se serão integrados diretamente ao universo principal. A ideia de multiverso já foi bastante explorada nos últimos anos, mas será que ainda é o caminho que a Marvel quer seguir?
Conexões com X-Men:Dias de um Futuro Esquecido
Outro ponto de comparação inevitável é com X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, lançado em 2014. A produção juntou o elenco da trilogia original com os atores mais jovens de X-Men: Primeira Classe, em uma trama que envolvia viagem no tempo e realidades alternativas.
Agora, Vingadores: Doomsday parece seguir por uma linha parecida, especialmente ao reunir novamente Stewart e McKellen. Ao que tudo indica, os diretores Anthony e Joe Russo estão selecionando os personagens mais populares da antiga franquia dos X-Men para incorporar à história, independentemente de coerência com o que já foi estabelecido.
Até o momento, nenhum ator de X-Men: Primeira Classe teve o nome confirmado no novo filme. Mesmo assim, a presença dos veteranos sugere que os mutantes terão espaço importante na trama, o que joga pra cima a expectativa para o futuro dos X-Men dentro do MCU.
Vingadores: Doomsday estreia nos cinemas em 1º de maio de 2026.