
Millie Gibson retorna como Ruby Sunday no próximo episódio de Doctor Who, depois de ter se despedido do Doutor na final da 14ª temporada (ou 1ª temporada na contagem do Disney+). Ao que tudo indica, sua despedida não marcou o fim da linha.
Em entrevista recente com o TV Line, o showrunner Russell T. Davies adiantou que o quarto episódio, “Dia de Sorte”, vai mostrar o que acontece com uma ex-companion depois que ela sai da TARDIS. Segundo ele, ainda há partes da relação entre Ruby e o Doutor que o público não viu.
Além disso, Ruby estará presente em outros episódios ao longo da temporada e também no final, que Davies descreveu como “a melhor cena dela até agora”.
Ruby Sunday apareceu pela primeira vez no especial de Natal de 2023, A Igreja na Rua Ruby, logo após o 14º Doutor (David Tennant) se regenerar no 15º, interpretado por Ncuti Gatwa.
Durante sua passagem pela série, Ruby viveu muitas aventuras com o Doutor. Juntos, enfrentaram deuses, se encontraram com a UNIT e encararam ameaças variadas em diferentes pontos do tempo e do espaço.
Sua jornada foi marcada pela busca pelos pais biológicos, já que Ruby foi deixada ainda bebê na porta de uma igreja. Ela encerrou sua participação ao reencontrar a mãe biológica, com planos de conhecer o pai.
Companions que partiram, mas não desapareceram
Ruby segue um padrão que já apareceu outras vezes em Doctor Who: companions que se despedem do Doutor, mas não morrem, e acabam se encontrando com ele mais adiante.
Um dos primeiros casos aconteceu em 1964, quando Susan, neta do Doutor (vivida por Carole Ann Ford), se apaixonou e ficou na Terra. O Doutor a deixou, dizendo que ela merecia uma vida própria. Eles ainda não se reencontraram oficialmente, embora quase tenha acontecido na 14ª temporada.
Já em 2006, Sarah Jane Smith (Elisabeth Sladen) voltou a aparecer depois de ter sido deixada para trás anos antes. Embora não tenha retomado as viagens na TARDIS, continuou envolvida com eventos alienígenas em participações especiais e derivados.
Mais recentemente, Yaz (Mandip Gill) deixou o Doutor no especial O Poder do Doutor, em 2022. Depois disso, passou a frequentar um grupo de apoio formado por ex-companheiros, entre eles, rostos conhecidos como Ian Chesterton, Jo Jones e Graham O’Brien.
Novos episódios de Doctor Who são lançados todo sábado no Disney+.