A Disney anunciou uma parceria exclusiva com a jogadora de basquete Brittney Griner, duas vezes medalhista de ouro olímpica e nove vezes eleita a melhor jogadora da WNBA, para compartilhar sua história através de vários projetos nas plataformas da ESPN e da Disney Entertainment Television. Um documentário da ESPN Films e uma série em com a ABC Signature estão em andamento. Griner também concederá sua primeira entrevista exclusiva para Robin Roberts, da ABC News.
O documentário da ESPN Films vai retratar a história transcendente de Griner. Em fevereiro de 2022, enquanto retornava para sua equipe russa, UMMC Ekaterinburg, durante a pausa da WNBA, Griner foi presa em um aeroporto de Moscou por posse de óleo de haxixe, derivado de cannabis, para cigarro eletrônico, e posteriormente condenada a nove anos de prisão.
Apesar dos apelos da comunidade esportiva internacional e da classificação pelo governo dos EUA como detida injustamente, Griner permaneceu detida em condições duras e impedida de falar com sua família por quase um ano.
Desde as circunstâncias que a levaram a jogar fora dos EUA, apesar de ser uma das melhores jogadoras do esporte, até sua angustiante detenção e a determinação inabalável para garantir sua liberdade, bem como sua subsequente defesa pela libertação de outros detidos injustamente, o documentário apresentará imagens exclusivas, gravações e cartas para e de Griner durante seu tempo na prisão.
“Os últimos dois anos foram o período mais árduo, transformador e esclarecedor da minha vida, e estou grata por estar em um lugar agora para compartilhar minha história com o mundo. Estou orgulhosa de me associar à ESPN e à Disney para compartilhar esta história muito pessoal por causa de seu incrível potencial de inspirar esperança ao redor do mundo e pela comprovada capacidade deles de fazer exatamente isso“, declarou Brittney Griner.
Parceria exclusiva com a Disney
Cherelle Griner, esposa de Brittney e também produtora executiva dos projetos, acrescentou:
“Durante a detenção de Brittney e no tempo desde então, a ESPN, ABC e Disney foram solidárias e atenciosas em relação ao lado humano desta saga. Amor e família estiveram no centro da luta para trazer BG para casa, e com isso em mente, não há parceiro melhor e mais confiável para contar essa história conosco.”
Burke Magnus, presidente de conteúdo da ESPN, disse:
“Brittney é uma atleta excepcional cuja dificuldade e resiliência são extraordinárias. Estamos entusiasmados em trabalhar com ela para contar as nuances de sua história e confiantes de que este documentário cativará o público em todo lugar.”
Lindsay Kagawa Colas, empresária da atleta, e Jon Liebman, da Brillstein Entertainment, declararam:
“Brittney Griner é uma heroína – no esporte, na cultura e na humanidade. Somos privilegiados por fazer parte de sua jornada de contar a própria história e por nos associarmos a ela e Cherelle para levar o legado de Brittney a públicos em todo o mundo. Através da ampla plataforma global de TV e cinema da Disney, ABC e ESPN, a história de Brittney pode ser realizada e vivenciada de forma criativa e realista.”
O filme utilizará imagens exclusivas e material de arquivo raro para contar sua história, incluindo as circunstâncias que a levaram a jogar no exterior, sua detenção e separação de sua esposa, a luta para ganhar sua liberdade e sua defesa pela libertação de outros detidos injustamente.
De jogadora a defensora de Direitos Humanos
A vida de Griner também será desenvolvida para uma minissérie da ABC Signature. Debra OConnell, presidente de Redes e Operações de Televisão da Disney Entertainment, acrescentou:
“Estamos honrados que Brittney nos confiou a tarefa de compartilhar sua história de esperança, fé e determinação em nossas plataformas. Sua perseverança inabalável que ajudou a moldá-la como atleta agora influenciou sua liderança como defensora dos direitos humanos.”
8 de dezembro de 2023 marca o aniversário de um ano desde que Brittney Griner foi libertada de uma prisão russa. As datas de estreia e mais detalhes sobre os projetos e a entrevista da ABC News serão anunciados posteriormente.