A data de lançamento do documentário Music by John Williams foi confirmada para o dia 1º de novembro no Disney+. A produção, que traça um panorama abrangente da vida e carreira do icônico compositor, teve sua estreia mundial agendada como o filme de abertura do 38º American Film Institute Fest em 23 de outubro e, após um breve período nos cinemas norte-americanos, estará disponível no streaming.
Dirigido por Laurent Bouzereau, o documentário vai desde seus primeiros dias como pianista de jazz até alcançar 54 indicações ao Oscar e cinco vitórias. O filme celebra suas contribuições para as artes visuais e musicais, incluindo trabalhos icônicos em franquias de sucesso como Star Wars, Indiana Jones, Harry Potter e Parque dos Dinossauros, além de clássicos como Tubarão, E.T. – O Extraterrestre e A Lista de Schindler.
John Williams, que em 2016 tornou-se o primeiro compositor a receber o Prêmio de Realização de Vida da AFI, também foi homenageado com 26 Grammys, sete BAFTA Awards, três Emmys e quatro Golden Globes, entre outros prêmios.
Recentemente, compôs as trilhas sonoras para Indiana Jones e a Relíquia do Destino e The Fabelmans de Steven Spielberg, sendo homenageado pela Sony como o nome de um de seus prédios.
Depoimentos em Music by John Williams
O documentário conta com depoimentos de figuras influentes como Steven Spielberg, Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Kate Capshaw, Gustavo Dudamel, J.J. Abrams, Ron Howard e muitos outros que compartilham como a música de Williams impactou suas vidas.
A produção do documentário envolveu nomes de peso, incluindo Spielberg, Brian Grazer, Howard, Darryl Frank, Justin Falvey, Sara Bernstein, e Justin Wilkes.
Laurent Bouzereau expressou sua conexão pessoal com o trabalho de Williams, destacando como as trilhas sonoras do compositor o fizeram se apaixonar por música e entender o poder de uma trilha sonora na narrativa cinematográfica.
“Crescendo na França, descobri as trilhas sonoras que comprei em vinil antes da maioria dos filmes americanos que seriam lançados meses após o lançamento nos EUA. John Williams foi o compositor com quem me identifiquei imediatamente; suas trilhas me fizeram apaixonar pela música e me fizeram perceber, muito jovem, o poder que uma trilha tinha na narrativa cinematográfica. Esta foi uma história importante para contar, não apenas porque é sobre um dos maiores compositores de todos os tempos, mas por causa da mensagem que carrega sobre a sobrevivência da música orquestral e dos músicos.”
Music by John Williams estreia no Disney+ em 1º de novembro de 2024.
Fonte: Deadline