Disney+ revela elenco da série sobre a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes

Jean-Charles-de-Menezes Disney+ revela elenco da série sobre a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes

O Disney+ anunciou o elenco da série Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes, que vai abordar o caso do brasileiro morto por engano pela polícia britânica após os atentados de 7 de julho de 2005, em Londres.

Anuniada em 2023, a produção, escrita por Jeff Pope, terá Edison Alcaide no papel de Jean Charles. Ele será acompanhado por Conleth Hill, Russell Tovey, Max Beesley, Emily Mortimer, Daniel Mays, Laura Aikman e Alex Jennings.

Mortimer interpretará Cressida Dick, que mais tarde se tornou chefe da Polícia Metropolitana. Hill viverá Sir Ian Blair, que ocupava o cargo na época do ocorrido.

image-98 Disney+ revela elenco da série sobre a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes
Edison Alcaide, Conleth Hill, Emily Mortimer, Russell Tovey

A série chega quase 20 anos após o caso e se junta a outras produções sobre os ataques, como o documentário Shoot to Kill: Terror on the Tube (não disponível no Brasil). Os familiares de Jean Charles estão colaborando com a produção como consultores.

O roteirista e produtor executivo Jeff Pope comentou com o Deadline sobre a importância do projeto:

“Esta é uma história essencial de ser contada, e contamos com um elenco de peso para ajudar a examinar os eventos que levaram à trágica morte de Jean Charles de Menezes. Ele era apenas um passageiro que foi seguido por quase uma hora sem que a vigilância conseguisse identificá-lo corretamente, até ser morto em um trem lotado. Sua família luta até hoje para expor os erros que levaram a essa tragédia.”

A série tem produção de Kwadjo Dajan e direção de Paul Andrew Williams, que também atuam como produtores executivos ao lado de Pope. Lee Mason, diretor executivo de conteúdo roteirizado do Disney+, também assina a produção.

Pope é conhecido por suas produções baseadas em fatos, como The Reckoning, sobre Jimmy Savile, e See No Evil: The Moors Murders.

O caso Jean Charles de Menezes

Jean-Charles-de-Menezes-img2 Disney+ revela elenco da série sobre a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes

Em julho de 2005, Londres foi alvo de atentados a bomba que atingiram o sistema de transporte público da cidade. Durante as investigações, a polícia identificou Hussain Osman, um dos suspeitos, como residente de um conjunto de apartamentos em Tulse Hill.

No mesmo prédio vivia Jean Charles de Menezes, um eletricista brasileiro que morava na Inglaterra desde 2002. No dia 22 de julho, duas semanas após os ataques, ele foi confundido com o terrorista e passou a ser seguido por agentes da Polícia Metropolitana de Londres.

Ao entrar na estação de metrô de Stockwell, Jean Charles foi abordado por policiais à paisana. Ele foi atingido por sete tiros na cabeça e um no ombro, morrendo no local.

O caso gerou grande repercussão e levantou debates sobre as políticas de segurança pública e o uso da tática “atirar para matar” em operações policiais.

A morte de Jean Charles resultou em protestos e críticas à atuação da Polícia Metropolitana, que mais tarde admitiu os erros cometidos na operação.

Estreia da série no Disney+

A série Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes está prevista para estrear ainda em 2025 no Disney+, trazendo um novo olhar sobre os acontecimentos que marcaram o caso.

Deixe um comentário