
Hoje, 1º de julho, mais um título saiu do catálogo do Disney+ sem nenhum aviso aos assinantes. Por um bom tempo, era comum ver o streaming eliminar diversos filmes e séries licenciados na virada do mês. No entanto, com a queda no ritmo de inclusão de títulos de outros estúdios, o número de conteúdos passíveis de remoção acabou ficando bem mais reduzido
O drama criminal A Civil (no original, La Civil), lançado em 2021, foi incluído no extinto Star+ em agosto de 2022. Quando o Star+ foi encerrado em 2024, o filme (junto com outros conteúdos) migrou para o catálogo do Disney+. Agora, quase um ano após essa mudança, ele foi removido.
Dirigido por Teodora Mihai, o longa é uma produção mexicano-belga-romena baseada em eventos reais. A história acompanha Cielo (Arcelia Ramírez), uma mãe que enfrenta o sequestro da filha adolescente, Laura. Com as autoridades falhando em ajudar, algumas até agindo de forma conivente, Cielo assume uma busca arriscada e improvisada por justiça.
Frente ao fracasso oficial, ela se une a um militar, o Comandante Lamarque (Álvaro Guerrero), numa aliança perigosa. Isso a leva para dentro do mundo do crime organizado, transformando-a de vítima em vigilante. O elenco inclui ainda Jorge A. Jimenez, Eligio Meléndez e Juan Daniel Garcia Treviño.
Premiado com sua estreia em Cannes 2021, A Civil se destacou pelo tom realista e pela atuação contundente de Arcelia Ramírez, sem romantizar a violência ou suavizar a crueza da realidade.
Onde assistir agora?
Depois da remoção, A Civil não está mais disponível em nenhuma plataforma de streaming no Brasil. Ele também não aparece em serviços de aluguel ou compra digital. Quem quiser assistir ao filme por enquanto não terá opção.
Outra remoção: Thunderbolts* | Uma Prévia Especial
Além de A Civil, o Disney+ também retirou hoje o conteúdo Thunderbolts | Uma Prévia Especial. Esse vídeo curto com cenas inéditas e bastidores tinha sido publicado para promover o novo filme da Marvel Studios, que está em exibição nos cinemas e deve chegar ao Disney+ já no início de agosto.
O que isso significa para os assinantes
A remoção de A Civil mostra que, com poucos licenças externas ainda ativas, a Disney tem menos conteúdo removível. Ainda assim, vale acompanhar as mudanças no catálogo, já que títulos, mesmo relevantes, podem desaparecer sem aviso prévio, e, às vezes, sem deixar rastro em outras plataformas.
Para quem acompanha conteúdos licenciados, a recomendação é assistir antes que o título suma, pois, uma vez fora, pode não retornar tão cedo.
Thunderbolts não chegará mais no Disney+