
A Disney decidiu retirar qualquer menção a termos ligados a “diversidade, equidade e inclusão” de seu mais recente relatório corporativo, que revelou mais um aumento no número de assinantes de suas plataformas de streaming. Essa é a primeira vez desde 2019 que a empresa não cita esses temas no documento oficial enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Conforme apurou a Fox Business, no relatório de 2025, os termos “diversidade”, “inclusão”, “DEI” ou “diversidade, equidade e inclusão” não aparecem nenhuma vez. A palavra “equidade” até é usada mais de 100 vezes, mas apenas em contextos financeiros, e não sociais.
No relatório do ano anterior, havia uma seção inteira dedicada ao tema, mostrando o quanto o discurso da empresa mudou em pouco tempo.
Programas de diversidade também foram retirados
Além das mudanças no relatório, a Disney também encerrou dois programas ligados à área de diversidade: o “Reimagine Tomorrow” e o “The Disney Look”. Ambos eram citados com destaque em anos anteriores e faziam parte da estratégia de comunicação da empresa.

O programa Reimagine Tomorrow ficou conhecido em 2022, quando uma das executivas mencionou em uma reunião que tinha “uma agenda gay nada secreta”, o que acabou gerando muita polêmica na época. Como revelado pela Fox:
“Nossa liderança tem sido super receptiva à minha agenda gay, que não é nada secreta… eles estão se empenhando bastante… eu não preciso ter medo de mostrar dois personagens se beijando ao fundo. Eu só estava, sempre que possível, adicionando elementos queer“, disse a produtora executiva Latoya Raveneau na ocasião.
Agora, com o fim dessas iniciativas e o novo posicionamento nos documentos oficiais, a empresa parece estar reformulando sua estratégia interna.
Queda nas ações e críticas à gestão
O novo relatório foi divulgado em 13 de novembro, depois de mais um trimestre com desempenho financeiro abaixo do esperado pelo mercado, e fez as ações da Disney despencarem novamente.

Desde março de 2021, o índice S&P 500 subiu cerca de 70%, enquanto as ações da Disney caíram quase 50% no mesmo período, e analistas apontam que a empresa tenta recuperar a confiança dos investidores e parte do público.
O CEO Bob Iger tem sido pressionado a rever a estratégia da marca, que nos últimos anos se envolveu em diversas polêmicas e viu sua imagem enfraquecer diante desse tipo de controvérsia.
Mudança de foco no público
As mudanças recentes indicam que a Disney quer reconquistar seu público tradicional. A empresa vinha tentando modernizar sua imagem, mas parte dos executivos acredita que o foco em temas progressistas afastou famílias que antes eram fiéis à marca.
Com o novo relatório, parece que a Disney tenta sinalizar uma nova direção, voltando a priorizar os aspectos comerciais e de entretenimento que a tornaram uma das empresas mais conhecidas do mundo.