Tom Cruise já participou de várias produções de ficção científica ao longo de sua carreira. No Limite do Amanhã passou por dificuldades na produção, mas acabou conquistando o público. Oblivion pode não ter tido o mesmo impacto, mas abriu caminho para a parceria de Cruise com o diretor Joseph Kosinski, que mais tarde comandaria Top Gun: Maverick. Mas há um filme de ficção científica da Disney que Cruise tentou estrelar e não conseguiu: John Carter: Entre Dois Mundos.
Baseado nos livros John Carter de Marte, de Edgar Rice Burroughs, o projeto da Disney parecia promissor.
Andrew Stanton, conhecido por sucessos da Pixar como Procurando Nemo e WALL-E, fazia sua estreia na direção de um live-action.
O roteiro foi coescrito por Michael Chabon, um romancista premiado que já havia colaborado em Homem-Aranha 2.
No elenco, nomes como Bryan Cranston, Willem Dafoe e Mark Strong reforçavam a produção. No entanto, o filme se tornou um dos maiores fracassos de bilheteria da história, apesar de sua ambição.
Tom cruise queria o papel do herói
Andrew Stanton revelou que escolher o ator para interpretar John Carter foi um desafio. Embora Tom Cruise estivesse interessado no papel, o diretor já tinha Taylor Kitsch em mente.
“Tom tinha um longo histórico com o material, então não foi surpresa descobrir que ele ainda tinha interesse no papel. Ele foi muito profissional e respeitoso, mas eu já estava em outro caminho com Taylor”, contou Stanton em entrevista ao TheWrap.
Cruise já havia tentado entrar para o universo de John Carter anos antes. Em 1990, a Disney planejava adaptar os livros com ele no papel principal e Julia Roberts interpretando Dejah Thoris, a princesa de Marte.
John McTiernan (Predador, Duro de Matar) estava cotado para dirigir e Bob Gale (De Volta para o Futuro) seria responsável pelo roteiro.
No entanto, o projeto foi engavetado quando McTiernan decidiu dirigir O Último Grande Herói, outro filme que não teve um bom desempenho nas bilheteiras.
John Carter foi um erro de execução ou de divulgação?
O grande problema de John Carter: Entre Dois Mundos não foi sua produção ou história, mas sim a forma como foi vendido ao público.
A estratégia de marketing não ajudou a atrair espectadores e deixou muitas pessoas confusas sobre do que se tratava o filme.
Um dos erros foi a mudança do título. Em vez de chamar o filme de A Princesa de Marte, que poderia situar melhor o público, a Disney optou por simplesmente John Carter no título original em inglês, o que não deixava claro que se tratava de uma aventura de ficção científica em Marte.
Além disso, Stanton decidiu não destacar sua ligação com a Pixar nos materiais promocionais, o que poderia ter atraído fãs dos seus filmes animados.
Além dessas escolhas, a Disney, na época, tinha um setor de marketing comandado por uma pessoa sem experiência na área de cinema. Um executivo da empresa chegou a dizer ao Vulture:
“Essa foi uma das piores campanhas de marketing da história do cinema. Parece que fizeram de tudo para o público não se importar com o filme”.
Apesar disso, John Carter tinha elementos visuais e de construção de mundo comparáveis a produções como Duna e Game of Thrones.
A expertise de Stanton na Pixar ajudou a criar personagens digitais convincentes, como Tars Tarkas, interpretado por Willem Dafoe.
O roteiro conseguia equilibrar ação, humor e desenvolvimento de personagens, mas tudo isso acabou ofuscado pelo fracasso comercial.
Disney deu a volta por cima com Marvel Studios e Lucasfilm
O desempenho de John Carter: Entre Dois Mundos foi um dos piores da história do estúdio, mas também marcou uma virada para a Disney.
Pouco depois do lançamento, Os Vingadores dominou as bilheteiras e mostrou o poder do Universo Cinematográfico da Marvel.
Além disso, naquele mesmo ano, a Disney adquiriu a Lucasfilm, garantindo os direitos de Star Wars.
Com isso, a empresa passou a se concentrar nesses grandes universos já estabelecidos para suas produções de ficção científica, deixando projetos originais como John Carter de lado.
No cinema, a qualidade do produto nem sempre é suficiente para garantir o sucesso. O marketing e a estratégia de divulgação são fundamentais para que um filme encontre seu público.
Apesar do fracasso inicial, John Carter acabou ganhando uma reavaliação positiva com o tempo, conquistando uma base de fãs que enxerga nele um potencial que nunca foi totalmente aproveitado.
John Carter: Entre Dois Mundos está disponível no Disney+ e é um dos filmes com o maior número de conteúdos Extras na plataforma (12).