Disney pede mudança na Classificação de Deadpool & Wolverine

Deadpool-no-carro Disney pede mudança na Classificação de Deadpool & Wolverine

A The Walt Disney Company, proprietária da Marvel Studios, encaminhou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil um pedido oficial para revisar a Classificação Indicativa do filme Deadpool & Wolverine. A solicitação visa alterar a classe de “não recomendado para menores de 18 anos” para “não recomendado para menores de 16 anos”, alinhando-o às classificações dos dois filmes anteriores da franquia.

Análise do Ministério da Justiça

De acordo com a análise realizada pela Secretaria Nacional de Justiça – Coordenação de Política de Classificação Indicativa, o filme, que tem duração de 127 minutos, foi classificado para maiores devido à presença de “drogas, linguagem imprópria e extrema violência”. Os principais fatores que influenciaram essa decisão incluem:

  • “Apologia ao uso de droga ilícita atenuada por insinuação”
  • “Consumo de droga lícita agravado por frequência e relevância”
  • “Linguagem chula e vulgaridades são agravadas por frequência e relevância”
  • “O eixo de violência é agravado por frequência, motivação, relevância, composição de cena, valorização de conteúdo negativo e banalização”

Estes elementos resultaram em uma classificação final fortemente definida pelas referências a drogas e pela intensidade da violência apresentada.

image-26 Disney pede mudança na Classificação de Deadpool & Wolverine
image-27 Disney pede mudança na Classificação de Deadpool & Wolverine

Nos Estados Unidos, o filme recebeu uma classificação restritiva, sendo o primeiro da Marvel Studios a ser categorizado como “proibido para menores de 18 anos”. No Brasil o filme enfrenta um processo similar de avaliação rigorosa.

Dentro do Disney+, onde Deadpool & Wolverine será exibido após sua passagem pelos cinemas, a página do filme já foi criada, com o trailer oficial disponível e listado com uma classificação indicativa de 14 anos. Esse fato pode gerar confusão, mas nada mais é que a política do Disney+ de atribuir classificações específicas para diferentes tipos de conteúdo relacionados ao mesmo título, como trailers, conteúdos extras e episódios individuais de séries.

No Brasil, a responsabilidade pela definição da classificação indicativa é compartilhada entre o Ministério da Justiça e as produtoras desde 2022, refletindo uma tendência de maior autonomia no processo de classificação.

A decisão final sobre a classificação de Deadpool & Wolverine será crucial para determinar o acesso do público ao filme. Mas independente da decisão, a estreia segue marcada nos cinemas brasileiros para 25 de julho de 2024.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário