O Disney+ divulgou a primeira prévia de sua nova série original Tarã. A produção brasileira conta com um elenco repleto de estrelas, incluindo Xuxa Meneghel como Ylla e Angélica no papel de Niara. O streaming ainda não confirmou a data de estreia, mas mencionou nas redes sociais o aniversário da Rainha dos Baixinhos, que é em 27 de março, próxima segunda-feira. Anteriormente, a Disney confirmou que o lançamento será em 2023.
Tarã é uma aventura de fantasia ambientada na Floresta Amazônica e que conta a história de Gaia, uma jovem que descobre ser escolhida por Tarã, a mãe Terra, para salvar o mundo da ambição humana e trazer uma nova era de consciência.
Na trama, o planeta está passando por sérios desafios ambientais e apenas Gaia pode salvá-lo da extinção. Para isso ela terá que levar um amuleto para um lugar sagrado na Amazônia, onde na antiguidade se formou um Portal.
Este lugar é atualmente guardado pelo povo das 9 Luas, uma comunidade tradicional da qual Gaia é descendente por parte de pai. Para atingir seu objetivo, ela deve se empoderar de sua história com ajuda de sua mãe Ylla (Xuxa Meneghel), sua avó Kirina que lidera este povo e de outras guerreiras, para preparar-se e enfrentar o ambicioso fazendeiro JM, que visa lucrar às custas da natureza.
Ylla, uma farmacêutica bem-sucedida do Rio de Janeiro, ao embarcar nesta viagem com sua filha, descobrirá vivências e revelações antigas que darão um novo sentido em sua vida.
Elenco, equipe e cenários
Marco Dutra e Juliana Rojas dirigem a produção que começou em julho de 2022 no Acre, estado que é parte do cenário deslumbrante da história protagonizada por Ywyzar Guajajara (Gaia) ao lado de Xuxa (Ylla), Lana Guelero (Kirina), Igor Pedroso (Onirê), Bukassa Kabengele (Bruk), Angélica (Niara), Pedro Goifman (Kauê), Bruno Garcia (JM), Fafá de Belém (Mandrágora), Gleici Damasceno (Guerreira Mayu), entre outros.
A nova série original brasileira do Disney+ é uma criação de Anna Lee, que assina o roteiro ao lado de Morgana Kretzmann e Bárbara Velloso, com assessoria da indígena Renata Tupinambá. O figurino é assinado por Kiki Orona e Paula Iglecio.
A direção de arte é assinada por Fernando Zuccolotto, e uma aldeia cenográfica foi construída no sul do Acre, aproveitando materiais e técnicas construtivas locais e contando com a expertise de uma equipe da Aldeia Puynawa. A trilha sonora é da Loud+, liderada por Guilherme Garbato com a colaboração da compositora indígena Djuena Tikuna.
Para fundamentar o assunto central da história, o projeto conta com pesquisadores assessores locais, entre eles o documentarista e produtor Sérgio de Carvalho, e Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor, para que a produção seja fiel à grandiosidade da Floresta Amazônica e seus povos originários, principais inspirações de Tarã.
Tarã estreia em breve no Disney+.
ana