A Walt Disney Pictures lançou recentemente nos cinemas o filme Mufasa: O Rei Leão, uma prequel do sucesso de 2019 que conta a história do icônico rei das Terras do Reino. Como é de praxe, junto à chegada de um grande lançamento, o estúdio intensifica suas campanhas de marketing para atrair o público às salas de exibição.
Porém, dessa vez, uma das peças publicitárias divulgadas no X (antigo Twitter) teve um efeito contrário ao esperado, gerando críticas e questionamentos sobre a veracidade das informações apresentadas.
A conta oficial da Walt Disney Studios publicou no X (antigo Twitter) a seguinte mensagem, acompanhada de um teaser:
“#Mufasa: O Rei Leão agora é o filme número 1 nos Estados Unidos e o filme número 1 no mundo, duas semanas seguidas! Assista agora, só nos cinemas!”
Apesar da comemoração, muitos internautas questionaram a veracidade da afirmação. Rapidamente, surgiu um contexto adicionado por leitores que dizia:
“Isso não é verdade. Sonic 3 ainda é o filme número 1 nos EUA. Você pode conferir o Top Box Office (EUA) em: https://m.imdb.com/chart/boxoffice/”.
A reação negativa veio em massa. Diversas respostas ironizaram a publicação, acusando a Disney de exagerar na divulgação.
Comparações de bilheterias
De acordo com dados do Box Office Mojo no momento desta publicação, Mufasa: O Rei Leão arrecadou cerca de US$ 327,98 milhões no mundo, com US$ 113,48 milhões no mercado doméstico (Estados Unidos e Canadá).
Já Sonic 3: O Filme registrou US$ 211,55 milhões em bilheteria mundial, mas conseguiu US$ 137,55 milhões em arrecadação doméstica — superando a prequel de O Rei Leão dentro do mercado interno.
O novo filme do universo de O Rei Leão está em cartaz há apenas 12 dias e já ultrapassou a bilheteria total de Alice: Através do Espelho (US$ 299 milhões), e há quem afirme que pode atingir a marca dos 700 milhões de dólares mundialmente. Apesar disso, esse valor fica bem abaixo do sucesso original, O Rei Leão (US$ 1,6 bilhão), mas ainda pode garantir um bom resultado para a Disney.
O que dizem os usuários do X
Pouco depois do post da Disney, vários usuários se manifestaram. Um deles questionou se Sonic 3 não seria o verdadeiro filme número 1 nos Estados Unidos, sugerindo que a informação divulgada pela Disney justificaria a adição de uma nota de contexto.
Outro apontou que Mufasa: O Rei Leão só ficou na liderança por uma semana porque Sonic 3 ainda não havia sido lançado globalmente. Houve quem classificasse a declaração como “uma mentira descarada”, reforçando que a franquia do ouriço conquistou maior força no mercado doméstico.
Também surgiram comentários afirmando que Sonic 3 teria liderado as bilheterias por duas semanas consecutivas, contestando qualquer tentativa de desmentir esse fato.
Alguns usuários chegaram a dizer que a Disney deveria “parar de enganar as pessoas” e que, em tom de ironia, se o longa do leão tivesse um ouriço azul em cena, poderia realmente alcançar mais rápido o topo.
Entre essas reações, houve quem criticasse a postura do estúdio por “inventar” um recorde em plena era da internet, em que dados de bilheteria podem ser facilmente conferidos em diversas fontes oficiais.
Sobre Mufasa: O Rei Leão
O filme explora a jornada do carismático rei das Terras do Reino antes de assumir seu posto. Na história, Rafiki conta à jovem Kiara como Mufasa chegou ao trono.
Tudo acontece em flashbacks, mostrando como um filhote órfão cruza o caminho de Taka, herdeiro de uma linhagem real, e encontra amigos como Timão e Pumba.
Com canções de Lin-Manuel Miranda, a produção combina filmagem em live action e imagens fotorrealistas geradas por computador.
E sobre Sonic 3: O Filme
O evento cinematográfico traz de volta o Time Sonic e Dr. Robotnik em uma aventura que deve ser ainda maior do que os filmes anteriores. Sonic 3: O Filme reúne personagens queridos como Knuckles, Tails e o novo rival Shadow, ansiosamente aguardado pelos fãs.