Disney+ exclui mais 2 filmes sem aviso – e um deles é vencedor do Oscar

Meninos-Nao-Choram-filme Disney+ exclui mais 2 filmes sem aviso - e um deles é vencedor do Oscar

Neste mês de fevereiro, o Disney+ havia anunciado apenas um filme para o catálogo brasileiro: Umami: O Sabor da Ambição. No entanto, a novidade acabou não sendo disponibilizada na data prevista, mesmo constando na programação oficial do streaming no Brasil. Em seu lugar, o serviço adicionou Cazatesoros (2024), uma produção peruana.

Mas a má notícia veio acompanhada, e agora mais dois filmes foram retirados do catálogo. Com isso, a plataforma, que já havia removido 19 filmes este mês, agora chega a 21 remoções de longas-metragens em fevereiro.

Os dois filmes excluídos neste fim de semana foram Meninos Não Choram (1999), vencedor do Oscar, e Transformers: O Último Cavaleiro (2016), o quinto filme da franquia de ação e ficção científica.

A rotatividade é comum, mas custa avisar?

A remoção de filmes e séries de serviços de streaming é algo comum e geralmente acontece por conta de acordos de licenciamento com outros estúdios.

No entanto, o Disney+ adota uma abordagem diferente da maioria das plataformas, pois não informa os assinantes quando um título está prestes a sair do catálogo.

Nem mesmo após a remoção há qualquer aviso, deixando os usuários sem saber se um filme ou série simplesmente desapareceu ou se voltará no futuro.

Essa falta de comunicação obviamente gera frustração, já que muitas pessoas adicionam conteúdos à lista para assistir depois e, ao tentar acessá-los, descobrem que eles não estão mais disponíveis.

Além disso, desde que o Disney+ incorporou o catálogo do extinto Star+ em 2024, os conteúdos licenciados diminuíram significativamente, o que fez com que a plataforma ficasse com poucas estreias de filmes.

Meninos-Nao-Choram Disney+ exclui mais 2 filmes sem aviso - e um deles é vencedor do Oscar

Disponível no Star+ desde o lançamento da plataforma em 2021, Meninos Não Choram migrou para o Disney+ em junho de 2024 e permaneceu lá por cerca de oito meses antes de ser removido.

O filme, dirigido por Kimberly Peirce, é baseado na história real de Brandon Teena, um jovem transgênero brutalmente assassinado em 1993, em Falls City, Nebraska. A trama acompanha sua busca por identidade, amor e aceitação, além das violências que enfrentou por ser trans.

Na história, Brandon (Hilary Swank) se muda para uma pequena cidade e passa a viver como um homem trans, sem revelar seu passado. Lá, ele se apaixona por Lana Tisdel (Chloë Sevigny) e faz novas amizades, mas, quando sua identidade é descoberta, ele passa a sofrer perseguição e violência.

O filme recebeu duas indicações ao Oscar 2000:

  • Melhor Atriz para Hilary SwankVenceu
  • Melhor Atriz Coadjuvante para Chloë Sevigny

Hilary Swank também levou o Globo de Ouro pelo papel, em uma das atuações mais marcantes de sua carreira.

Transformers: O Último Cavaleiro (2016) – Mais um filme da franquia sai do Disney+

Transformers-O-Ultimo-Cavaleiro-Star-Plus Disney+ exclui mais 2 filmes sem aviso - e um deles é vencedor do Oscar

Assim como Meninos Não Choram, Transformers: O Último Cavaleiro também passou pelo Star+ antes de migrar para o Disney+, onde ficou disponível por aproximadamente oito meses.

O quinto filme da franquia Transformers, dirigido por Michael Bay e produzido por Steven Spielberg, dá sequência aos eventos de Transformers: A Era da Extinção (2014).

A trama acompanha a busca pelo Cetro de Merlin, um artefato que pode restaurar Cybertron, mas que também coloca a Terra em perigo.

Optimus Prime, ao encontrar seus criadores, descobre que o planeta dos Transformers está à beira da destruição. Manipulado pela vilã Quintessa, ele retorna à Terra como inimigo, assumindo a identidade de Nemesis Prime.

Com a remoção de O Último Cavaleiro, restam agora apenas quatro filmes da franquia no Disney+:

  • Transformers (2007)
  • Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009)
  • Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011)
  • Transformers: A Era da Extinção (2014)
image-65 Disney+ exclui mais 2 filmes sem aviso - e um deles é vencedor do Oscar

Considerando a retirada de Transformers: O Último Cavaleiro, e dado o histórico de remoções da plataforma, é altamente recomendável assistir aos filmes restantes o quanto antes, pois o Disney+ não avisa quando títulos serão retirados.

Onde assistir agora?

Se você ainda pretende assistir a esses filmes, há algumas alternativas para apenas um deles:

Transformers: O Último Cavaleiro (2016)

  • Disponível em streaming: Netflix, Globoplay, Paramount+ e Telecine
  • Disponível para aluguel e compra: Microsoft Store, Google Play, Amazon Prime Video e Apple TV

Meninos Não Choram (1999)

  • Não está disponível em nenhuma plataforma no Brasil
  • Indisponível para aluguel ou compra digital

A remoção de Meninos Não Choram deixa os fãs sem opção legal para assisti-lo no momento. Caso a Disney volte a adicionar o filme no futuro ou ele seja disponibilizado em outra plataforma, avisaremos por aqui.

O Disney+ segue removendo títulos sem aviso, deixando assinantes frustrados. Se houver algum filme ou série que você deseja assistir, talvez seja melhor não adiar, pois ele pode desaparecer a qualquer momento.

Deixe um comentário