Disney e SBT juntos: Fim do setor de dramaturgia abre caminho para nova parceria

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O SBT vai encerrar oficialmente seu departamento de dramaturgia no dia 4 de agosto. A decisão marca o fim de uma fase de três décadas em que a emissora produziu novelas e séries com estrutura própria. Apesar disso, o canal continuará exibindo produções do gênero, mas passará a seguir um modelo diferente, terceirizando a produção dos conteúdos.

A última produção interna do setor será a série Quem Vai Ficar com Mamãe?. Após sua conclusão, o canal vai operar como exibidor de conteúdos encomendados a produtoras externas, nos moldes do que a Record já adota. O SBT manterá o investimento em dramaturgia, mas sem estrutura própria.

De acordo com informações apuradas pelo TV Pop (via @heli5m), a emissora prepara um anúncio de parceria com a Disney. A nova novela, prevista para 2026, será realizada por uma produtora contratada, usando os estúdios do SBT.

A Disney dividirá os custos e possíveis lucros da produção e negocia para exibir a trama com exclusividade em sua plataforma de streaming, antes da transmissão na TV aberta.

Mudança estratégica após resultados comerciais

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Nos bastidores, essa mudança é consequência direta do desempenho das últimas produções. Mesmo sem grande audiência, A Infância de Romeu e Julieta, realizada com o Prime Video, gerou retorno financeiro positivo para a emissora.

A Caverna Encantada, produzida integralmente pelo SBT e licenciada para a Disney, não teve o mesmo resultado e não conseguiu cobrir seus custos nem com a venda de produtos.

Esse prejuízo, aliado ao momento financeiro delicado da empresa, pesou na decisão de encerrar a produção própria. O canal segue em processo de reestruturação e outras mudanças devem ocorrer nos próximos meses.

Demissões no setor e promessas de reencaminhamento

Desde junho, mais de 50 funcionários do setor de dramaturgia já haviam sido dispensados. Com o anúncio oficial do encerramento, novas demissões começaram a ser feitas de forma escalonada. Os primeiros cortes atingiram equipes de cenografia, figurino e maquiagem.

Entre os dispensados está Ariel Moshe, que atuava como diretor de elenco desde Corações Feridos e tem mais de 50 anos de carreira na TV. Segundo fontes internas, o objetivo do desligamento progressivo é evitar problemas com sindicatos.

A emissora informou que os profissionais desligados serão indicados para vagas em produtoras terceirizadas, já prevendo a transição do modelo de produção.

A parceria com a Disney ainda não foi formalizada por questões burocráticas, mas é tratada como certa dentro da emissora.

O futuro das novelas brasileiras no mercado de streaming

Nos últimos anos, as novelas brasileiras começaram a ganhar espaço também nas plataformas de streaming, abrindo novas possibilidades de distribuição e audiência. O movimento, que antes era tímido, passou a ganhar força com parcerias entre emissoras e empresas de mídia digital, como foi o caso do SBT com o Prime Video em A Infância de Romeu e Julieta.

Essas colaborações indicam uma tendência de mudança no modelo tradicional, com as novelas deixando de ser exclusividade da televisão aberta. Em vez disso, elas passam a integrar catálogos sob demanda, alcançando públicos mais segmentados e até mesmo internacionais.

O streaming permite diferentes formatos e durações, além de maior liberdade criativa para roteiristas e diretores. Ainda assim, há desafios, como a adaptação de um produto originalmente pensado para o consumo diário e linear em um ambiente digital, onde maratonar episódios é comum.

Para emissoras como o SBT, que enfrentam restrições orçamentárias, o streaming surge também como alternativa viável de financiamento e distribuição. As produções passam a ser pensadas em parceria com plataformas, que muitas vezes participam desde o início do desenvolvimento, influenciando decisões criativas e comerciais.

Enquanto isso, serviços como Globoplay, Netflix e Disney+ seguem ampliando suas ofertas de conteúdo nacional, incluindo novelas e séries com estética próxima à teledramaturgia tradicional. O resultado é um novo cenário, onde o modelo de exibição está mudando, mas o interesse do público por histórias seriadas e personagens familiares segue firme.

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