No começo de 2024, sob o comando de Bob Iger, que reassumiu o cargo de CEO da The Walt Disney Company no final de 2022, a Marvel Studios enfrentou mudanças significativas em sua estratégia de produção. Em um esforço para melhorar a qualidade dos lançamentos e evitar a saturação do mercado, Iger anunciou uma redução no número de projetos lançados anualmente.
Esta decisão visa um melhor acabamento dos filmes e séries, além de uma programação de lançamentos mais espaçada, buscando evitar atrasos e assegurar uma recepção mais positiva tanto no cinema quanto na plataforma Disney+.
Programação futura confirmada
Durante a última chamada de resultados financeiros trimestrais, onde foi revelado um aumento no número de assinantes do Disney+, Bob Iger confirmou que a Marvel Studios vai moderar seu cronograma de conteúdos. Ele esclareceu que a partir de agora, serão lançadas apenas duas séries anuais no Disney+, além de dois ou talvez três filmes.
Para o ano de 2025, estão programados quatro filmes, incluindo Capitão América: Admirável Mundo Novo, Thunderbolts, e Quarteto Fantástico. Há especulações de que Blade, adiado para novembro de 2025, poderia ser postergado mais uma vez.
No que diz respeito a séries, espera-se o lançamento de Wonder Man, Coração de Ferro e Daredevil: Born Again (a nova série do Demolidor) na plataforma Disney+ no mesmo ano.
Esta nova abordagem menos intensa quanto ao número de lançamentos visa manter o interesse do público sem causar exaustão, oferecendo uma alternativa ao que foi visto como um excesso de produções nos anos de 2022 e 2023, que resultou em uma recepção morna por parte dos espectadores e críticos.
Reconhecimento de erros e novo foco
Brad Winderbaum, chefe do setor de streaming, televisão e animação da Marvel Studios, admitiu em março que a estratégia anterior de saturar o Disney+ com conteúdo do MCU não teve os resultados esperados.
“Em toda sinceridade, havia uma obrigação para criar o máximo possível para o Disney+ o mais rápido que pudéssemos,” revelou Winderbaum. Ele também apontou que a Marvel está retomando uma abordagem mais tradicional no desenvolvimento de seus projetos, priorizando franquias já estabelecidas e de sucesso comprovado.
Essa estratégia de desaceleração impacta tanto filmes quanto séries, refletindo um esforço concentrado da Disney para reaver o prestígio da Marvel, que viu uma diminuição no sucesso junto ao público e à crítica após o ápice de Vingadores: Ultimato. Com essas mudanças, a Disney busca uma melhor conexão com os fãs, garantindo que a qualidade não seja sacrificada pela quantidade.