No ano passado, o Disney+ lançou uma nova série chamada A Jornada de Jin Wang. A série, uma adaptação da graphic novel de Gene Luen Yang, conquistou o público com sua trama envolvente e um elenco estrelado, mas, para a surpresa de muitos, não terá uma segunda temporada.
A série conta a história de Jin Wang, um adolescente americano comum que tem seus planos de ser aceito socialmente prejudicados com a chegada de Wei-Chen Sun, um estudante estrangeiro. Enfrentando a politicagem do ensino médio, um meme racista que viraliza de um programa de TV dos anos 90 e o excêntrico garoto novo que não larga do seu pé, Jin vê sua reputação e seus planos para entrar para o time de futebol abalados.
Mas ao conhecer melhor Wei-Chen, Jin descobre que ele é filho de Sun Wukong, o legendário Rei Macaco, da mitologia chinesa. Quando Wei-Chen pede que Jin o ajude a achar um suposto Quarto Rolo, Jin precisa encarar os problemas do Céu e do ensino médio e, com isso, acaba descobrindo sua identidade. Nessa história que envolve família, comédia e muitos golpes de Kung-Fu, Jin entende que seu poder reside em ser ele mesmo.
Recepção positiva não garante continuidade
Apesar de ter registrado 94% de aprovação da crítica especializada e 82% de aprovação do público no Rotten Tomatoes, A Jornada de Jin Wang foi cancelada pelo Disney+. A 20th Television, produtora da série, está buscando outras plataformas e canais para dar continuidade à série.
A série conta com a presença de vencedores do Oscar como Michelle Yeoh e Ke Huy Quan, ambos vindos do sucesso estrondoso de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. O elenco também inclui Ben Wang, a duas vezes indicada ao Emmy Internacional Yeo Yann Yann, Chin Han, Daniel Wu, o ex-campeão de Taekwondo Jimmy Liu e Sydney Taylor.
A Jornada de Jin Wang é a mais recente série original do Disney+ a ser cancelada após apenas uma temporada. Isso reforça um padrão preocupante, onde, com exceção de High School Musical: O Musical: A Série, que durou quatro temporadas, nenhuma outra série da Disney Branded Television produzida para o Disney+ conseguiu ultrapassar duas temporadas.
Se você ainda não assistiu a A Jornada de Jin Wang ou não terminou a série, sugerimos que o faça o quanto antes. Desde o ano passado, o Disney+ passou a remover séries malsucedidas e caras da plataforma como parte de seu plano de redução de custos.
Embora a série tenha sido cancelada no Disney+, há esperança de que outra plataforma possa resgatá-la, dando continuidade à história de Jin Wang e sua jornada de autodescoberta e aventura.
A primeira temporada de A Jornada de Jin Wang (ainda) está disponível no Disney+.