Disney bate US$ 63 bilhões em vendas como a maior licenciadora do planeta

Mochilas-Disney Disney bate US$ 63 bilhões em vendas como a maior licenciadora do planeta

Produtos licenciados estão por toda parte: nas roupas que usamos, nos brinquedos das crianças, nas mochilas, nas embalagens de produtos dos mais diversos tipos e até nos aplicativos do celular. São itens do dia a dia que carregam marcas conhecidas e personagens populares, movimentando um mercado que cresce a cada ano e se reinventa para acompanhar os gostos do público. Mas você tem ideia de quanto esse setor movimenta por ano?

Um novo levantamento da revista License Global mostrou que os produtos licenciados movimentaram mais de 300 bilhões de dólares em 2024. Desse total, a Disney foi responsável por mais de 20%, com vendas estimadas em US$ 63 bilhões no ano passado.

O dado faz parte do relatório Top Global Licensors 2025, divulgado nesta quinta-feira (31), que analisa o desempenho das principais marcas no mercado de licenciamento. A Disney manteve a liderança global entre os maiores licenciadores, repetindo praticamente o mesmo resultado do ano anterior.

Completando o top 10 estão: Authentic Brands Group (US$ 32 bilhões), Dotdash Meredith (US$ 26,7 bilhões), NBCUniversal (US$ 17 bilhões), Hasbro (US$ 16,1 bilhões), Warner Bros. Discovery (US$ 15 bilhões), The Pokémon Company (US$ 12 bilhões), Bluestar Alliance (US$ 10 bilhões), Mattel (US$ 8,8 bilhões) e Sanrio (US$ 8,4 bilhões).

Ranking 2025GrupoVendas varejo 2024Vendas varejo 20232024 RankMudança de posição
1The Walt Disney CompanyUS$ 62BUS$ 62B1
2Authentic Brands GroupUS$ 32BUS$ 28B2
3Dotdash MeredithUS$ 26.7BUS$ 26.4B3
4NBCUniversalUS$ 17BUS$ 11.5B6
5HasbroUS$ 16.1BUS$ 14.1B5
6Warner Bros. DiscoveryUS$ 15BUS$ 15B4
7The Pokémon Company InternationalUS$ 12BUS$ 10.8B7
8Bluestar AllianceUS$ 10BUS$ 8.5B8
9MattelUS$ 8.8BUS$ 8.5B9
10SanrioUS$ 8.4BUS$ 5.1B14

A análise considera o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, com base em dados fornecidos pelas próprias empresas ou estimativas feitas a partir de fontes do setor.

Varejo de produtos licenciados ultrapassa US$ 1 trilhão em 5 anos

image-64 Disney bate US$ 63 bilhões em vendas como a maior licenciadora do planeta

Somando os resultados das dez empresas que lideram o ranking, as vendas no varejo ultrapassaram US$ 1 trilhão nos últimos cinco anos, segundo a License Global. Os segmentos que mais cresceram no último ano continuam sendo roupas, brinquedos e alimentos.

O setor de vestuário aparece como prioridade para 70% dos donos de marcas, seguido por brinquedos e jogos (54%) e alimentos e bebidas (52%), que ganharam espaço na estratégia das marcas.

Novas gerações mudam o perfil de consumo

Disney-Millennials Disney bate US$ 63 bilhões em vendas como a maior licenciadora do planeta

O relatório aponta ainda para uma mudança no comportamento dos consumidores. Em 2024, os millennials lideraram as compras de produtos licenciados, representando 28% do total.

Mas a expectativa é que a Geração Z ultrapasse esse grupo em 2025-2026, com uma fatia estimada em 27% (contra 24% dos millennials e 22% da Geração Alpha).

Outro destaque do estudo é a tendência de que as marcas busquem oferecer mais do que apenas produtos. O foco agora é criar experiências integradas entre o físico, o digital e modelos híbridos, reforçando o vínculo entre marca e consumidor.

“Mesmo com o aumento da pressão econômica, os consumidores continuam priorizando marcas que têm valor pessoal para eles, criando uma base de fidelidade que vai além das forças tradicionais do mercado”, explicou Ben Roberts, diretor de conteúdo da License Global, que faz parte do grupo Informa Markets.

Deixe um comentário