
A Disney e a empresa Miral, responsável por vários projetos de entretenimento em Abu Dhabi, anunciaram um acordo para desenvolver um novo parque temático e resort da Disney nos Emirados Árabes Unidos. A nova área de lazer será construída na Ilha Yas, um importante polo turístico da capital, e terá vista para a orla, misturando atrações clássicas da Disney com elementos culturais e arquitetônicos da região.
Este será o sétimo complexo de parques da Disney ao redor do mundo. O projeto ficará sob responsabilidade da Miral na construção e operação, enquanto a Disney, por meio da equipe de Imagineers, comandará o design criativo e a supervisão da experiência oferecida.
De acordo com a Disney, a escolha de Abu Dhabi para receber o novo resort está ligada à localização estratégica dos Emirados Árabes Unidos, que ficam a menos de quatro horas de voo para cerca de um terço da população mundial.
O país também abriga dois dos maiores centros de conexões aéreas do planeta: os aeroportos de Dubai e Abu Dhabi, que juntos movimentam cerca de 120 milhões de passageiros por ano.
Segundo Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company, o novo parque vai misturar tradição e modernidade.
“Será um espaço autenticamente Disney e, ao mesmo tempo, com a identidade dos Emirados – um oásis de entretenimento que trará nossos personagens e histórias a um público novo, de formas ainda não vistas”, declarou. “O castelo será o primeiro castelo moderno de verdade que construímos”.

Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, reforçou o tom inovador do projeto: “Nosso resort em Abu Dhabi será o mais avançado e interativo do nosso portfólio”, disse. “O local à beira-mar vai nos permitir contar histórias de maneira totalmente nova.”
VEJA TAMBÉM: Quantos Parques Temáticos da Disney existem no mundo?
A promessa é de inovação sem limites

O complexo terá atrações inspiradas nos personagens e universos já conhecidos do público, com foco em experiências imersivas. Estão previstas também hospedagens temáticas, áreas de alimentação, lojas e espaços dedicados a experiências culturais locais.
Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do conselho da Miral, disse que o projeto reflete a visão de unir tradição e inovação. “O que estamos criando com a Disney em Abu Dhabi é um novo mundo de imaginação”, afirmou.
Já Mohamed Abdalla Al Zaabi, CEO do grupo Miral, destacou o papel do resort na expansão da Ilha Yas como destino turístico. “Estamos criando um lugar de inovação sem limites, alinhado com a visão da nossa liderança”, disse.
O projeto ainda não tem data anunciada para início das obras ou inauguração.
E o Brasil? Rumores antigos sobre um parque da Disney por aqui
Sempre que a Disney anuncia um novo parque fora dos Estados Unidos, os rumores sobre uma possível unidade no Brasil voltam à tona. Em 2020, pouco antes do lançamento do Disney+ no país, o presidente da The Walt Disney Company na América Latina, Diego Lerner, comentou o assunto em entrevista à VEJA.
Na época, ele afirmou que “não há planos concretos” para a construção de um parque temático no Brasil, mas reconheceu que o tema aparece com frequência nas conversas dentro da empresa. Segundo ele, “a construção em algum lugar da América Latina é um assunto recorrente na Disney e a conversa continua na mesa de discussões.”
Desde então, os boatos se espalharam de várias formas, com versões que apontavam possíveis localizações no sul do Brasil, especialmente em cidades como Gramado e Canela. Outros rumores também mencionaram cidades como Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e até Brasília como candidatas.
Apesar da repercussão, a Disney já desmentiu publicamente esses rumores. A empresa afirma que não há planos oficiais para abrir um parque temático no Brasil ou em qualquer outro país da América do Sul.
Com o anúncio do novo resort em Abu Dhabi, o assunto pode voltar a circular nas redes e grupos de fãs, mas, até o momento, nada mudou em relação à posição oficial da empresa sobre uma possível expansão para o território brasileiro.