É impossível pensar no que aconteceu nas três primeiras fases do Universo Cinematográfico da Marvel e não lembrar de Thanos, o responsável pelo estalo que mudou toda a estrutura dos Vingadores que conhecíamos. Homem de Ferro morreu, Viúva Negra também e o Capitão América finalmente teve sua vida tranquila ao lado de Peggy. Mas para os fãs, três dos principais Vingadores se despediram graças a Thanos.
Enquanto parece claro que o grande responsável pelo estalar de dedos foi o Titã Louco, a teoria de Nia DaCosta, a diretora de The Marvels, é um pouco mais complexa. Segundo ela, o Capitão América de Chris Evans é o grande culpado pelo que aconteceu. Ela comentou em uma entrevista para o Inverse sobre o quanto heróis gostam de se transformar em mártires, algo que se encaixa no que Steve Rogers teve que fazer ao decidir entre salvar o Visão e sacrificar o universo para o Titã Louco.
“Algo que eu gostaria de dizer de forma leviana sobre o Capitão América é que o estalar de dedos de Thanos foi sua culpa porque ele estava tentando fazer o melhor, tentando fazer a coisa certa. Existe um mundo onde ele é o vilão, porque no final do dia, ele deveria ter sacrificado o Visão. Ele optou pela vida de um robô, mesmo que um ser autoconsciente, ao invés de todo o universo. Existe um quê de anti-heroísmo se você olhar por esse lado”.
DaCosta ainda adicionou:
Pessoas podem achar que eu sou louca por pensar dessa forma, mas existe algo conectado na jornada do herói e do anti-herói. A dor do herói é algo que eles usam para se fazerem de mártires e a dor do anti-herói é algo que meio que começa a jornada ao invés de encerrá-la”.
Vale lembrar que a fala de Nia não é tão errada, uma vez que Visão se oferece para impedir o plano de Thanos, sacrificando a ele mesmo e a Joia da Mente, algo que o Capitão América é contra. Ele ainda diz a famosa frase sobre “Não negociamos vidas”.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus
Tudo dê bom.
Besteira, esta não era a única opção, retirar a jóia em wakanda era a escolha certa, sacrificar o visão não mudaria o que aconteceu, nem mesmo se tivessem retirado a jóia e depois destruido-a mudaria o fato de que Tamos a teria, pois diferente do Dr estranho, Tanos não tem a ética do mago e tendo em posse a jóia do tempo voltaria no passado onde a jóia estivesse inteira.
Essa fala é preocupante, é crucial entender que o que justamente gera conflitos para os dutos “, heróis” é seu código de conduta, a vida dos anti-heróis é muito mais simples, já que tem a liberdade de simplesmente pegar o caminho mais fácil.
E culpar o Capitão América por isso é culpar o Doutor Estranho, Peter Quill, Gamora, Os Asgardianos, o Colecionador e até a própria Capitã Marvel, sem nexo.
Utilitarismo. Terra, Hitler, 1938. Ridiculo o argumento da mulher.