Sam Heughan se tornou sinônimo de Jamie Fraser, o herói de Outlander. No entanto, os produtores da série temiam que a escolha do ator certo para o papel fosse um processo árduo. Esses receios se mostraram infundados após Heughan ser um dos primeiros a participar das audições.
Na verdade, foi o papel de Claire Fraser que se mostrou a mais desafiadora e que, no final, foi conquistado pela estrela Caitríona Balfe, pouco conhecida na época. Até o papel duplo de Frank Randall e Capitão Jonathan ‘Black Jack’ Randall foi rapidamente definido quando Tobias Menzies foi contratado.
Em uma entrevista com o Daily Express, Suzanne Smith, diretora de elenco de Outlander, compartilhou insights sobre como ela encontrou Heughan para o drama de viagens no tempo. Smith explicou:
“Bem, com atores, você acompanha suas carreiras, então eu conhecia Sam desde a escola de teatro e o trouxe para alguns papéis antes, então eu seguia sua carreira e conhecia ele. Então não há muitos escoceses altos que sejam certos para Jamie Fraser, e Sam veio à mente imediatamente.”
“Fizemos audições com outros atores e o processo de elenco não é apenas uma audição, você faz algumas, então é um processo para cada papel que fazemos na série.”
O que torna um ator o escolhido?
Smith prosseguiu dizendo: “Ele simplesmente encarnou o papel e também por ser um ser humano maravilhoso, o que é muito importante. Então, fizemos uma audição e depois um retorno e então um retorno final com nossos produtores.“
Refletindo sobre as qualidades que ela procurava, Smith disse: “A coisa é que quando você está fazendo um casting, você nunca sabe. Às vezes um papel que você acha que vai ser o mais difícil prova não ser e o papel que você acha que vai ser o mais fácil é o mais difícil e isso é o agradável – às vezes frustrante – você nunca sabe. Então eu sei que meus produtores pensavam que Jamie Fraser seria o papel difícil e isso provou não ser.“
Ela acrescentou que a busca por Jamie e Claire foi mundial, garantindo, ao fazer o casting, “não deixar pedra sobre pedra“.
O processo ao longo dos anos
Abordando o processo de elenco de forma mais geral ao longo dos anos, Smith disse que “realmente depende”, com a pandemia de Covid afetando a busca pelos atores certos para a sexta temporada.
No entanto, como Outlander é um drama histórico, os trajes são fundamentais, assim como as provas de figurino, o que significa que Smith e sua equipe muitas vezes estariam trabalhando com um cronograma. Mas geralmente em Outlander, a escolha de elenco espelha o processo de filmagem, com episódios filmados em blocos e, portanto, ela estaria procurando atores para esses blocos.
Smith disse: “Há muita preparação envolvida porque filmamos em locações e o tempo na Escócia, nem sempre ensolarado. Há também preparação para os atores porque às vezes a equitação entra em jogo.”
A diretora de elenco agora estará trabalhando na oitava temporada após o fim da greve dos roteiristas, mas antes disso, os fãs têm a segunda parte da sétima temporada para esperar, com a promessa da produtora Maril Davis que os fãs terão que ser fortes, pois acontecerão “coisas mais tristes” com nossos amados personagens.
As temporadas de 1 a 7 de Outlander estão disponíveis no Star+.