
O diretor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Matt Shakman, falou sobre um dos pontos que muitos fãs já tinham notado: por que o Quarteto Fantástico não apareceu na batalha contra Thanos durante a Saga do Infinito?
Durante o evento de lançamento do filme no Reino Unido, Shakman explicou que a equipe foi colocada em uma Terra diferente dentro do multiverso da Marvel.
Segundo ele, se estivessem na Terra principal do MCU (a 616), a equipe teria ajudado, e talvez até resolvido tudo antes que metade do universo fosse apagada.
“A gente não queria que eles estivessem nessa Terra (616), a mesma dos outros personagens da Marvel, porque onde eles estavam quando o Thanos apareceu, né? Eles teriam ajudado. Eles teriam resolvido o problema.”
Quarteto Fantástico está em outra realidade
Shakman confirmou que Quarteto Fantástico: Primeiros Passos se passa na Terra-828, e não na linha principal do MCU.
“Por isso colocamos eles em outra Terra. A Terra-828. Uma parte diferente do Universo Marvel.”
Essa decisão também ajuda a evitar contradições com os eventos de filmes anteriores, permitindo que o grupo tenha sua própria história sem interferir no que já foi estabelecido.
Como o Quarteto Fantástico poderia ter feito diferença?

Mesmo sendo uma situação hipotética, muitos fãs acreditam que o Quarteto teria feito diferença na luta contra Thanos. Reed Richards, com sua inteligência, poderia ter se juntado a Shuri e Bruce Banner em Wakanda para tentar remover a Joia da Mente de Visão sem matá-lo.
Outra possibilidade seria a presença do grupo em Titã ao lado de Tony Stark, Peter Parker e Doutor Estranho. A experiência de Reed em estratégias e tecnologia poderia ter colaborado para criar um plano mais eficiente contra o vilão, ainda mais com a ajuda de personagens como Peter Quill.
O Quarteto também tem base em Nova York, o que poderia facilitar uma interação com os Vingadores. Ainda assim, mesmo com esse reforço, a vantagem de Thanos com as Joias do Infinito tornaria a vitória incerta.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos marca o início da Fase 6 do MCU e traz o grupo enfrentando Galactus em uma ameaça que coloca o planeta em risco. O elenco conta com Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach.
A estreia nos cinemas está marcada para 24 de julho de 2025.