Tim Miller, diretor do primeiro Deadpool, compartilhou detalhes sobre sua experiência ao dirigir o filme de 2016, incluindo o salário baixo, segundo ele, que recebeu por seu trabalho. O longa, que arrecadou impressionantes US$ 782 milhões mundialmente, trouxe o anti-herói da Marvel para o centro das atenções, mas não rendeu uma grande fortuna ao seu diretor.
Após a recepção mediana de X-Men Origens: Wolverine, poucos esperavam que a 20th Century Fox investisse em um filme solo de Deadpool. No entanto, após a divulgação de um teste de animação, o estúdio deu sinal verde para o projeto, mas com um orçamento restrito.
Tim Miller, então um estreante na direção, foi contratado para comandar o filme, trazendo sua experiência em efeitos visuais para dar vida ao Mercenário Tagarela.
Mesmo com diversas limitações impostas pela Fox, como o corte de uma grande cena no ato final, Deadpool superou as expectativas e se tornou um dos filmes mais lucrativos para maiores de 18 anos da história.
Ainda assim, Miller revelou que o trabalho não foi tão recompensador financeiramente quanto muitos imaginam.
Um salário baixo, segundo o diretor
Em entrevista ao Collider, Miller falou sobre o quanto ganhou ao dirigir o blockbuster:
“Eu recebi US$ 225 mil para dirigir Deadpool,” contou Miller. “Sei que parece muito dinheiro, mas para dois anos de trabalho, não é tanto assim. Não estou reclamando, estou grato, mas é assim que funciona quando você é um diretor estreante. Meu agente até disse: ‘Cara, você ganharia mais dirigindo um episódio de The Walking Dead!'”
Miller também comentou sobre como muitas pessoas têm a percepção de que todos em Hollywood ganham milhões:
“Acho que muita gente pensa que todo mundo em Hollywood ganha milhões e milhões. Nem sempre é o caso. Não quero parecer ingrato porque tive a chance de dirigir um filme aos 50 anos, algo que eu achei que nunca aconteceria, mesmo sendo o que eu sempre quis fazer.”
O que veio depois de Deadpool
Apesar do sucesso, Miller não dirigiu Deadpool 2 devido a diferenças criativas com Ryan Reynolds. Ele seguiu sua carreira com projetos como O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio e trabalhos nas franquias de Sonic: O Filme e Nível Secreto.
Mesmo com um salário inicial modesto, Deadpool marcou um divisor de águas tanto para o personagem quanto para o gênero de filmes de heróis voltados para o público adulto.
Atualmente, todos os filmes de Deadpool estão disponíveis no Disney+.