O último filme da franquia Blade aconteceu há 17 anos. Em 2004, Blade: Trinity chegou aos cinemas e arrecadou 132 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, recebendo avaliações negativas dos espectadores. O filme tem aprovação de 58% da audiência no Rotten Tomatoes e uma nota de apenas 5,8 no IMDb (Internet Movie Database). Com um reboot anunciado em 2019, a Marvel Studios está determinada a reconstruir a reputação do caçador de vampiros. Para tanto, contará com o talento de Mahershala Ali, que tem na prateleira de casa duas estatuetas do Oscar de melhor ator coadjuvante.
Agora que o paquistanês Bassam Tariq foi escolhido para assumir a direção do thriller de vampiros, a pré-produção do novo Blade está avançando rapidamente. Bassam tem no curriculo o recente Mogul Mowgli, Fantasmas de Sugar Land, 11/8/16 e o mais bem avaliado até agora, These Birds Walk.
Em uma conversa com o The Playlist Podcast Network, o diretor foi questionado sobre o motivo pelo qual revelou ser o direitor de Blade só agora. Bassam Tariq compartilhou seu alívio em poder falar sobre o projeto, fazendo um a referência à rígida e famosa política de sigilo da Marvel Studios.
“Essa é uma ótima pergunta. Em primeiro lugar, posso confirmar que estou dirigindo Blade. A Marvel está me deixando revelar isso. Pode haver, tipo, um atirador da Marvel aqui em algum lugar apontando uma arma para mim ou um dispositivo de detecção ou algo assim. O que vou dizer é assim, não é que eu achasse que fosse, não achei que isso fosse acontecer. Você sabe o que eu quero dizer? Para ser sincero, estou honrado e é um privilégio. Estou aqui a serviço de Stacy Osei-Kuffour, que é a incrível roteirista que está escrevendo o filme. Ela escreveu Watchmen, ela escreveu também Pen15 e The Power e The Morning Show, ela é uma presença fenomenal e um rolo compressor por si só, e Mahershala. Para mim, é realmente trabalhar a serviço deles, e acho que é assim que estou tentando encarar isso dia a dia, porque pensar em algo mais é difícil. ”
O diretor então continuou falando sobre como há muito pouco cânone em torno de Blade, permitindo que ele e a equipe criativa se concentrem no personagem ao invés de detalhes passados e continuidade.
“O que posso adiantar é que nos preocupamos com o personagem, é muito importante para mim, e personagem é algo que… Eu não penso em gênero, penso em personagem, e para onde nosso personagem tem que ir será realmente importante. O que é tão bom é que não é tão pré-formatado como eu acho que as pessoas imaginam, o que eu pensei que fosse. Mas é muito empolgante. E eu acho que a realidade é que não existe um cânone Blade. Se você já leu os quadrinhos, eles estão sempre mudando. “Oh, é essa história, é essa história. ‘ Qual é o cânone? Não é como Peter Parker. Seu nome é Peter Parker. Em alguns quadrinhos, seu nome é Fred H. Blade em vez de Eric Brooks. Então é uma coisa interessante.”
Detalhes completos sobre o Blade de Mahershala Ali são atualmente desconhecidos, embora Kevin Feige tenha confirmado que ao reboot fará parte da Fase 5 da Marvel Studios. Rumores afirmam que o projeto surgiu depois que Mahershala Ali ligou para a Marvel expressando seu interesse em Blade após conquistar o Oscar por sua atuação em Green Book: O Guia.
Nos quadrinhos, Blade também é conhecido como Eric Brooks, o mestre das artes marciais meio-humano e meio-vampiro, cuja mãe foi morta por um vampiro durante seu nascimento. Desde então, Blade dominou seu próprio estilo de luta para enfrentar vários tipos de monstros e livrar o mundo dos vampiros. Wesley Snipes retratou o herói no filme Blade de 1998 e voltou para a primeira sequência dirigida por Guillermo del Toro em 2002 antes de fazer sua última aparição como o personagem em Blade: Trinity.
O reboot de Blade será um filme de super-herói com uma pegada diferente, envolvendo a temática sobrenatural, algo que não estamos acostumados a ver no cinema pelas mãos da Marvel Studios.
No ano passado, o ator Mahershala Ali falou sobre seu desejo de fazer o papel do protagonista e quais motivos o levaram a isso:
“Já que eles estavam conversando sobre trazê-lo de volta à existência, eu só queria ser considerado para isso porque eu definitivamente tenho uma conexão com o personagem. Eu amo que ele seja mais sombrio do que os outros e esse elemento era atraente para mim.“
Blade ainda não tem data prevista de lançamento.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus