James Gunn, o diretor de Guardiões da Galáxia Vol. 3, acreditava que a Disney solicitaria a ele a remoção um momento específico do filme. O cineasta teve liberdade criativa para moldar sua narrativa ao longo da franquia no Universo Cinematográfico da Marvel, exceto por um breve período em que foi temporariamente demitido do estúdio.
A única vez em que Gunn foi obrigado a incorporar alguma coisa na trilogia foi a inclusão de uma participação especial de Thanos e a história de fundo das Joias do Infinito em Guardiões da Galáxia, lançado em 2014.
James Gunn pensou que uma cena seria censurada
Em uma conversa com JOE.ie, o diretor falou sobre o momento em que um palavrão foi dito por Peter Quill (Chris Pratt). Ele revelou o processo por trás dessa cena e expressou sua preocupação com a possibilidade de a Disney solicitar a remoção do diálogo.
O Senhor das Estrelas disse a frase para a Nebulosa (Karen Gillan) na Contra-Terra, quando perdeu a paciência com ela por não conseguiu fazer a simples tarefa de abrir a porta de um carro: “Abra a p**** da porta!“. Esta foi a primeira vez em que o palavrão (f***ing, em inglês) foi usado em um projeto da Marvel Studios.
“Esse palavrão foi algo que me preocupou porque era muito engraçado. Então, eu não esperava que ele dissesse isso, não está no roteiro. Eu falei para Chris Pratt… eu tenho um microfone para poder falar com Chris o tempo todo quando estamos no set. E eu disse ‘diga…’ e disse a ele para dizer aquela frase. E ele falou, e foi muito engraçado no dia.”
O cineasta, que fez a transição da Marvel para a DC, expressou seu receio de que a Disney solicitasse a remoção da fala, embora nunca tivessem imposto tais exigências a ele antes.
“Mas muitas vezes as coisas são engraçadas no dia e você não sabe se elas vão ser engraçadas no corte final. Mas nós colocamos e foi tão engraçado. E eu fiquei tipo ‘Cara, a Disney vai me obrigar a tirar isso, não é?’ Eles nunca me obrigaram a fazer nada. E eu fiquei tipo, ‘Esta é a primeira vez que eles vão me obrigar a fazer algo, e eu vou ficar chateado.'”
Vingadores: Ultimato quase teve o palavrão
Durante sua conversa com o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, James Gunn mencionou que quase houve o mesmo palavrão em Vingadores: Ultimato, mas os irmãos Russo optaram por não incluí-lo. No entanto, Gunn expressou seu entusiasmo em ser o primeiro a fazer isso.
“E Kevin Feige apenas disse um dia, eu disse ‘E aquele palavrão?’ E ele disse, ‘Bem, você sabe, os irmãos Russo tiveram um em Ultimato um momento. E, você sabe, o filme recebeu muitos aplausos, mas no final das contas, os irmãos Russo estavam tipo… Eles não queriam que isso fosse seu legado. E Kevin disse ‘se você quer que isso seja seu legado, então com certeza.’ E eu disse: ‘Kevin, se você acha que está me assustando em vez de apenas me seduzir ainda mais para colocar isso no filme, você é louco.’ E foi assim que aconteceu. E então ele riu pra caramba.”
Guardiões da Galáxia Vol. 3 está em exibição nos cinemas e será lançado futuramente no Disney+.