A Guerra Revolucionária Americana foi um período de grande conflito, com famílias e amigos frequentemente em lados opostos, dependendo se decidiam manter a lealdade ao Rei George ou lutar pela liberdade. A sétima temporada de Outlander retrata essa divisão da época, enquanto os personagens criados pela autora Diana Gabaldon enfrentam seus dilemas.
[AVISO] Este artigo contém spoilers do episódio T7:E6 de Outlander.
Já vimos Jamie Fraser (Sam Heughan) e Lorde John Grey (David Berry) enfrentarem esse impasse e colocarem sua amizade em espera. Mas no sexto episódio da sétima temporada, intitulado “Onde as Águas se Encontram“, o filho ilegítimo de Jamie, William (Charles Vandervaart), se envolve no drama quando encontra tanto Claire (Caitríona Balfe) quanto o Jovem Ian (John Bell) no acampamento britânico. Claire está sendo mantida prisioneira no Forte Ticonderoga e Ian veio resgatá-la.
William durante o resgate de Claire
É um momento inesperado quando Claire decide falar com um jovem oficial britânico sobre o tratamento terrível dos prisioneiros e suas necessidades de comida, água e suprimentos médicos, e ela rapidamente percebe que está falando com o filho de Jamie, William. E William, que havia conhecido Claire quando era criança e visitou a Fraser’s Ridge, fica surpreso ao descobrir que ela é uma prisioneira, pois ele sabe que Jamie e Lorde John eram muito amigos.
“William fica, naturalmente, bastante surpreso ao encontrar Claire novamente, e ainda mais quando percebe que ela é uma rebelde“, disse Diana ao Parade. “Mesmo assim, ele é um jovem cortês e galante, e sabe que os Fraser, pelo menos, eram amigos de seu pai (e ele supõe que seu pai provavelmente não sabe que os Fraser agora são traidores da Coroa). Além disso, ele foi criado para respeitar e proteger as mulheres em geral, e seu instinto é fazer isso por Claire“.
“Duvido que ele se importaria muito com o fato de ela ser uma rebelde, pois ela não está pegando em armas contra o Rei (e ele pode pensar que ela é apenas uma rebelde porque o marido escolheu esse caminho e, sendo uma mulher, ela não teria outra opção senão segui-lo).”
Mas Claire sabe que Jamie está sempre ávido por notícias de William, e mesmo estando em circunstâncias terríveis, ela fica animada por ter encontrado William e obter qualquer pouca informação sobre ele que possa fornecer.
“Ela quer contar a Jamie tudo sobre seu filho, pois sabe o que Jamie sente por Willie“, continuou Gabaldon. “Ao mesmo tempo, ela teve talvez dois minutos de conversa com o filho, então há um limite para o quanto ela pode dizer.“
Esta é a segunda vez nesta temporada que Claire precisa ser resgatada e também é a segunda vez que faz mais sentido que outra pessoa que não seja Jamie faça isso. Ian se voluntaria para o trabalho, pois ele sente que pode entrar no forte como um representante dos Mohawk para os britânicos – mas ele tem dá o azar de ser avistado por William.
“Bem, Ian precisa urgentemente tirar Claire do forte, pois percebe que provavelmente haverá uma batalha em breve, e ela estaria no meio dela“, explica Diana. “Normalmente, se fosse interrompido em seu resgate por um soldado britânico, ele simplesmente o mataria e fugiria. Como está, ele não vai matar o filho de Jamie – que também é seu primo, por sangue. Então, ele aproveita a única saída possível e apela ao senso de honra de William (do qual ele sabe muito bem, depois de terem passado um período juntos no Great Dismal), apontando que William disse (e é verdade) que deve a vida a Ian.”
Então, os dois homens fazem um acordo: uma vida por uma vida, mas William então diz a Ian que da próxima vez que se encontrarem, estarão quites. “Não me deixe vê-lo novamente. Não terei escolha.“
“William poderia ter recusado esse apelo, se fosse apenas Ian, mas ele também tem os mencionados sentimentos pessoais sobre mulheres em geral e Claire em particular, e o apelo de Ian à honra lhe oferece (a William) uma saída do dilema entre obrigação pessoal e honra profissional.”
A nova oportunidade de Roger no futuro
Em seguida, no futuro, Roger recebe uma oferta interessante: dar aulas de gaélico para os alunos da escola de Jemmy (Blake Johnston-Miller). Roger tem estado em dúvida, sem saber que direção seguir, e como ex-professor de história, essa oferta lhe agrada.
“Eu amei a aula de Roger sobre gaélico“, diz Diana. “Muitas pessoas na Escócia também (onde acabei de participar da primeira Conferência Internacional de Outlander – e fiquei surpresa ao saber que a Universidade de Glasgow tem não apenas um Departamento de Estudos Gaélicos – dedicado ao aprendizado/revitalização/divulgação da língua e cultura gaélica), que eu já sabia, mas também (agora) um Departamento de Estudos de Outlander, dedicado (em sua maioria) ao estudo do ‘Efeito Outlander’, que – me disseram – foi responsável por um enorme aumento no turismo escocês e na economia escocesa como um todo, além de aumentar a conscientização sobre a língua e cultura gaélicas).“
“Quanto a Roger, ele adorou a oportunidade de ensinar novamente. Ele realmente não teve uma boa oportunidade para fazer isso em Fraser’s Ridge (a população é pequena e amplamente dispersa, e as crianças teriam sido educadas principalmente em casa), e ele também foi atraído por uma vocação religiosa. Tendo sido abruptamente tirado disso e voltado ao século 20, ele ainda não chegou a um acordo sobre se ainda tem o chamado para ser um ministro, ou como fazê-lo, se for o caso (as coisas são um pouco mais complexas no século 20). Ele voltou com sua família, porque eles tiveram que levar Mandy [Rosa Morris] para uma época em que a tecnologia médica era avançada o suficiente para salvar sua vida, mas Roger – que por muito tempo se sentiu deslocado e sem direção no século 18 – agora se vê exatamente na mesma situação. O que ele realmente deve fazer?”
“O encontro de Jem com seu professor dá a Roger uma vontade ardente de fazer algo pelo sistema escolar, e o convite do Sr. Menzies [Stephen McCole] é muito bem-vindo. Ter tido um gostinho da sala de aula novamente dá a Roger esperança e a sensação de que ele possivelmente encontrará seu caminho novamente. E, é claro, o enredo é ajudado por Rob Cameron [Chris Fulton] acidentalmente ver uma pista [Roger trouxe por engano seus escritos sobre viagem no tempo para a escola] sobre o que realmente são os MacKenzie. E NÓS SABEMOS que isso vai causar problemas.”
Novos episódios da sétima temporada de Outlander chegam ao Star+ aos domingos.