“Desagradáveis”: artistas explicam o problema dos Sete Anões de Branca de Neve

Rachel-Zegler-Branca-de-Neve-e-os-7-Anoes "Desagradáveis": artistas explicam o problema dos Sete Anões de Branca de Neve

O remake em live-action de Branca de Neve, produzido pela Disney, voltou a ser assunto entre profissionais de efeitos visuais (VFX). Desta vez, a discussão veio do podcast Corridor Crew, onde três artistas experientes do setor analisaram o visual dos Sete Anões e explicaram por que o resultado incomodou tanta gente.

Os artistas Niko Pueringer, Sam Gorski e Jordan Allen comentaram que, embora o trabalho técnico por trás dos personagens seja de alto nível, o resultado final acabou caindo na chamada “vale da estranheza”, quando algo parece real demais para ser uma animação, mas artificial demais para parecer humano.

“Eles são tecnicamente muito bons, mas esteticamente desagradáveis,” disse Allen. “Dá pra ver a qualidade do trabalho, com detalhes de pele e pelos muito bem feitos, mas há algo genuinamente incômodo em ver uma versão realista de um desenho animado.”

Ele completou dizendo que o efeito seria menos desconfortável “se o filme não cortasse o tempo todo para atores reais.” Segundo o artista, o filme chega muito perto de superar o limite entre o real e o artificial, mas ainda não consegue passar completamente por ele.

Pueringer comparou o resultado aos efeitos usados em produções dos anos 1980 e 1990, descrevendo os anões como personagens que lembram “figuras de látex desses filmes antigos.”

Elenco e produção de Branca de Neve

Dirigido por Marc Webb, com roteiro de Erin Cressida Wilson, o filme traz Rachel Zegler no papel principal e Gal Gadot como a Rainha Má.

Andrew Burnap interpreta Jonathan, um personagem original criado para esta nova versão, que serve tanto como interesse amoroso da protagonista quanto como uma ameaça direta ao poder da vilã.

O elenco também inclui Ansu Kabia como o Caçador e Patrick Page como a voz e o ator de captura de movimento do Espelho Mágico.

Já os Sete Anões foram dublados e interpretados por meio de tecnologia de captura de movimento por Jeremy Swift, Andrew Barth Feldman, Tituss Burgess, Martin Klebba, George Salazar, Andy Grotelueschen e Jason Kravits.

Desempenho abaixo do esperado nos cinemas

Branca-de-Neve-Rachel-Zegler-Disney "Desagradáveis": artistas explicam o problema dos Sete Anões de Branca de Neve

Lançado em março, o live-action de Branca de Neve não teve um bom desempenho nas bilheteiras. O longa arrecadou cerca de US$ 205,7 milhões, valor inferior ao seu orçamento estimado de US$ 270 milhões.

A recepção também foi dividida entre o público e a crítica. No Rotten Tomatoes, o filme tem 38% de aprovação da crítica especializada, enquanto a nota dos espectadores é um pouco melhor, com 69% de aprovação.

Além das críticas ao visual dos personagens, a produção também enfrentou controvérsias durante sua campanha de divulgação, envolvendo decisões criativas e comentários de integrantes do elenco.

Branca de Neve está disponível no Disney+, onde os assinantes podem conferir o resultado dessa adaptação que dividiu opiniões dentro e fora da indústria.

Deixe um comentário