Denzel Washington, que interpreta o personagem Macrino em Gladiador 2, abordou as críticas relacionadas ao seu sotaque no filme, dirigido por Ridley Scott. A sequência de Gladiador (2000), vencedor do Oscar de Melhor Filme, segue Lúcio (Paul Mescal), agora adulto, que é forçado a se tornar um gladiador após sua casa ser invadida pelo exército romano liderado pelo General Marcus Acácio (Pedro Pascal), sob o governo dos imperadores Caracala (Fred Hechinger) e Geta (Joseph Quinn).
Na edição mais recente da revista Empire, Washington falou sobre sua decisão de usar seu próprio sotaque para interpretar Macrino, um personagem de origem norte-africana. O ator, vencedor de dois Oscars, optou por essa abordagem para evitar a imitação de um sotaque africano que poderia soar falso ou estereotipado.
“Bem, a questão era: onde estamos? Qual seria o sotaque? Como isso soaria? Você acabaria imitando alguém e terminaria com um sotaque africano ruim.”
O personagem Macrino
No trailer de Gladiador 2, lançado no início deste ano, muitos espectadores notaram que Washington estava utilizando seu sotaque natural, o que gerou algumas críticas nas redes sociais.
O personagem Macrino é originário do Norte da África, uma região que teve grande importância no primeiro filme da franquia, onde Máximus (Russell Crowe) é vendido como escravo e luta em torneios locais.
Gladiador 2 segue uma trama semelhante, com Lúcio vivendo na Numídia, uma província na costa norte-africana, que é invadida pelo General Marcus Acácio, forçando-o à escravidão. Como Macrino não é romano, seu sotaque naturalmente seria diferente dos personagens romanos.
No entanto, como seria um sotaque não-romano daquela época ainda é incerto, e havia o risco de se criar uma imitação de sotaque africano que poderia parecer inautêntica ou até ofensiva.
A carreira de Denzel Washington e seu uso de sotaques
Ao longo de sua carreira, Denzel Washington já assumiu papéis que exigiam o uso de sotaques, mas é mais aclamado por sua presença em cena do que por seu trabalho com dialetos. Em Grito de Liberdade (1987), ele interpretou o ativista Steve Biko com um sotaque sul-africano que foi geralmente bem recebido, embora com algumas críticas.
Embora seus sotaques ao longo da carreira tenham sido competentes, Washington é celebrado por sua gravitas nas performances, algo que deve se manter em Gladiador 2.
O elenco principal de Gladiador 2 inclui Paul Mescal (Aftersun), Denzel Washington (O Protetor), Pedro Pascal (The Last of Us), Joseph Quinn (Stranger Things) e Connie Nielsen. Mescal interpretará Lúcio, filho de Lucilla (Nielsen) e sobrinho de Cômodo (Joaquin Phoenix).
O roteiro final de Gladiador 2 foi escrito por David Scarpa, que já colaborou com Ridley Scott em Todo O Dinheiro do Mundo (2017) e Napoleão (2023).
O filme tem lançamento marcado para 14 de novembro de 2024 nos cinemas.