Deadpool, um dos personagens mais carismáticos da Marvel, é frequentemente descrito como imortal, mas essa afirmação é verdadeira? Wade Wilson, o homem por trás da máscara de Deadpool, foi submetido a experimentos do projeto Arma X após um diagnóstico terminal de câncer, ganhando assim habilidades de regeneração. Em Deadpool & Wolverine, assim como nos quadrinhos, vemos Deadpool sobreviver a situações que certamente seriam fatais para qualquer outro ser humano, graças a essa capacidade.
No entanto, um incidente em particular, retratado em Pantera Negra vs. Deadpool #1, revela limitações importantes dessa capacidade. Após ter um braço destruído por uma arma que dispara “células estelares”, uma invenção wakandana que cura instantaneamente a ferida que cria, seu braço não se regenera.
T’Challa explica que as células estelares estão neutralizando seu fator de cura onde fizeram contato, indicando que a regeneração de Wade é realmente um “fator de morte”, conforme nomeado pelo próprio Pantera Negra. Isso significa que as células cancerígenas de Wade substituem o tecido ferido, em vez de novas células saudáveis, o que explica a aparência distorcida de sua pele.
A possibilidade de morte de Deadpool
Embora pareça que Deadpool não pode morrer, o filme Deadpool 2 introduz uma possibilidade de mortalidade com o uso de coleiras inibidoras de mutantes, que anulam todos os poderes, incluindo a habilidade de regeneração de Wade. Assim que a coleira é colocada, o câncer de Wade volta a atuar, sugerindo que, sob certas circunstâncias, ele pode, sim, morrer.
Além disso, a relação de Deadpool com a Morte é um tema recorrente. Em momentos de rara vulnerabilidade, Deadpool expressa o desejo de morrer permanentemente, como no quadrinho Deadpool: Operação Aniquilação, onde ele busca formas extremas de se matar para reencontrar a Morte. “Logo, seu fator de cura o arrastará de volta ao mundo dos vivos“, lamenta a Morte durante um desses encontros.
Thanos, Deadpool e a maldição da vida
A imortalidade de Deadpool também é alvo de teorias de fãs envolvendo Thanos, que, devido a sua própria obsessão por Morte, supostamente amaldiçoa Deadpool com vida eterna para mantê-lo longe dela.
Em Deadpool #64: Funeral de um Louco, Thanos expressa seu ciúme e frustração: “Ouça bem, Deadpool… você descobrirá que há um destino pior que a morte… que é não poder morrer! Considere-se amaldiçoado, meu adversário. Amaldiçoado com a vida!“.
Dessa forma, parece a luta de Deadpool contra sua própria imortalidade pode ser tanto uma benção quanto uma maldição.
Apesar disso, a verdadeira resposta sobre a imortalidade de Deadpool pode ser mais simples do que parece. Segundo Stan Lee, em uma de suas famosas declarações no YouTube, tudo depende da vontade do roteirista: “Quem venceria em uma luta é a pessoa que o roteirista quer que vença!“.
Assim, enquanto os roteiristas desejarem, Deadpool pode ser tanto imortal quanto vulnerável, dependendo das necessidades da história.
Deadpool & Wolverine continua em exibição nos cinemas de todo o mundo, levando mais uma vez os fãs a questionar os limites da mortalidade de um dos heróis mais queridos da Marvel. O filme será adicionado em breve ao catálogo do Disney+.