Apesar de ter emprestado ideias de Uma Nova Esperança, O Despertar da Força de J.J. Abrams provou que uma trilogia sequência de Star Wars poderia funcionar. O filme introduziu um conjunto intrigante de personagens e mistérios, mas Rian Johnson desfez quase todas as contribuições de seu antecessor na franquia em Os Últimos Jedi.
Boa parte do público concorda que foi um ótimo filme de ficção científica, mas não uma boa história de Star Wars. O misterioso Líder Supremo Snoke foi morto sem explicação, Luke Skywalker fugiu após contemplar o assassinato de seu sobrinho, e acabou-se descobrindo que os pais de Rey eram dois desconhecidos qualquer.
A Ascensão Skywalker e as opiniões divididas
Quando Colin Trevorrow se separou da Lucasfilm, Abrams foi recrutado para entregar um Episódio IX agradável aos fãs – mais tarde intitulado A Ascensão Skywalker – que, ao desfazer as contribuições de Johnson para a Saga Skywalker, acabou sendo um desastre. Cada tentativa de agradar aos fãs apenas levou a mais confusão, e o filme tentou encaixar tanta história que acabou parecendo bagunçado.
Em uma conversa com Josh Horowitz no podcast Happy Sad Confused, Daisy Ridley, que teve que lidar com mais do que alguns momentos questionáveis como “Rey Skywalker”, foi convidada a compartilhar seus pensamentos sobre a resposta mista ao final de 2019.
“Fiquei surpresa? Uh, acho que ainda é perturbador porque você não quer que as pessoas sintam que você não serviu à coisa da qual elas são fãs,” ela admitiu. “O filme de Rian foi muito divisivo. Parecia que o primeiro… todos tiveram uma resposta de forma semelhante. E então o filme de Rian foi super divisivo e o último foi super divisivo. Isso não mudou o que eu sentia sobre ele.”
“Antes do meu café da manhã com Kathy no ano passado… Cinco pessoas vieram até mim e perguntaram, ‘Eles vão fazer mais alguma coisa com você?’ Foi realmente estranho,” ela disse sobre como a resposta dos fãs mudou desde o lançamento de A Ascensão Skywalker. “Nos seis meses antes disso, a maneira como eu tinha sido recebida pelas respostas das pessoas foi bastante diferente da maneira como tinha sido. Acho que o tempo passou e não parecia tão imediato.”
O ato final de A Ascensão Skywalker
No ato final de A Ascensão Skywalker, Kylo Ren, que havia deixado o Lado Negro para trás e retornado à sua identidade Ben Solo, estava morrendo depois de se sacrificar para ajudar a salvar Rey do Imperador Palpatine. Com isso, eles se beijaram, um momento que dividiu a base de fãs.
Segundo Ridley, eles filmaram uma versão da cena “sem” o infame beijo. Ela acrescentou, “Eu senti que todos nós… isso parecia merecido. O que é interessante novamente é a intenção. Meu sentimento naquele momento era que era uma despedida, então isso parecia merecido. Você poderia chamar um beijo de mil coisas, mas eu senti que era uma despedida e toda a cena parecia muito emocional.”
Mais tarde na entrevista, Ridley foi questionada sobre rumores de que Helen Mirren estaria sendo escalada para interpretar uma versão muito mais velha de Rey em seu próximo filme Star Wars: Dawn of the Jedi. Ela afirmou que nunca ouviu falar desses supostos planos e disse que a expectativa sempre foi que ela retornasse ao papel em algum momento no futuro.
Todos os filmes Star Wars estão no Disney+. Dawn of the Jedi ainda não tem previsão de estreia.