Criador de Doctor Who explica por que não está preocupado com baixa audiência

Doctor-Who-Disney-Plus Criador de Doctor Who explica por que não está preocupado com baixa audiência

A gestão de Chris Chibnall como showrunner de Doctor Who parece ter afastado muitos fãs antigos da série. Alguns atribuíram isso à escolha de Jodie Whittaker como o Doutor, mas a primeira Senhora do Tempo mulher da série realmente se destacou em episódios que variaram de medianos a ruins, algo que se reflete nas avaliações individuais dos episódios no IMDb.

A pandemia também não ajudou (houve atrasos significativos entre episódios e temporadas), mas a BBC fez um esforço de última hora para salvar a longa série de ficção científica, unindo-se ao Disney+ e trazendo Russell T. Davies, criador e roteirista do revival anterior, de volta para comandar a produção.

Ele reviveu Doctor Who com grande sucesso em 2005 e esteve à frente durante as passagens de Christopher Eccleston e David Tennant na TARDIS. Quanto à contribuição do Disney+, isso significou um orçamento bem maior para a série, que agora é transmitida no mundo inteiro por streaming.

Desafios com a nova temporada

No entanto, a audiência no Reino Unido para este último revival – estrelado por Ncuti Gatwa e Millie Gibson – não está boa. Em uma recente sessão de perguntas e respostas (via RadioTimes), Davies abordou diretamente a queda na audiência.

Na volta, eu queria simplificar e tornar a série mais jovem“, ele explicou. “Essas duas coisas muitas vezes não são discutidas – você lê as reações e as pessoas não percebem isso. É mais simples e mais jovem – e está funcionando.”

A audiência de menores de 16 anos e a faixa etária de 16-34 anos é massiva. Não está indo tão bem nas classificações, mas está indo fenomenalmente bem com o público mais jovem que queríamos.”

Aposta no público jovem

Em uma entrevista separada, Davies acrescentou: “Talvez não sejam as classificações que gostaríamos. Sempre queremos mais. Mas elas estão crescendo ao longo do período de 28 dias. O episódio um, ‘Bebês do Espaço’, já alcançou 5,6 milhões e continua subindo. Então está chegando lá. E, na verdade, fui trazido de volta para atrair um público mais jovem. Isso tem sido um sucesso enorme.

O público que ninguém consegue alcançar são os menores de 30 anos. Eles simplesmente não assistem mais televisão. Mas esses números são astronômicos para Doctor Who, é o programa principal nessa faixa etária. Nunca pensei que fosse possível, para ser honesto. Mas, de acordo com as pessoas que lidam com os números, todas as metas foram alcançadas e superadas. A BBC está correndo feito louca.”

Sem os números de streaming, é difícil saber como Doctor Who está realmente se saindo. As classificações não são ótimas, mas a maioria dos fãs já deve ter assistido aos episódios nesse ponto. Embora imaginemos que a audiência do Disney+ também esteja sendo levada em consideração, parece que o plano é construir uma nova audiência mais jovem.

A primeira temporada do revival de Doctor Who está disponível no Disney+.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário