Criador brasileiro de Coração de Ferro diz que não recebeu nada da Marvel pela série

Coracao-de-Ferro-Riri-Williams Criador brasileiro de Coração de Ferro diz que não recebeu nada da Marvel pela série

Mike Deodato Jr., artista brasileiro que ajudou a criar Riri Williams, a Coração de Ferro, usou o Instagram para falar sobre sua ausência na lista de compensações da Marvel pela série do Disney+ que estreia em junho. Segundo ele, não recebeu nenhum valor pelo uso da personagem na nova produção da empresa.

Deodato criou a personagem junto com o roteirista Brian Michael Bendis em 2016, na edição #7 da HQ Homem de Ferro Vol. 3.

A história de Riri Williams foi adaptada para o MCU e a personagem apareceu pela primeira vez em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

A Marvel costuma pagar um valor único e simbólico aos criadores de personagens que são levados para o cinema ou TV. Esse pagamento gira em torno de US$ 5.000, segundo relatos de outros artistas. Há ainda convites para premières, mas não há participação nos lucros ou reconhecimento mais direto.

No entanto, Deodato revelou que nem mesmo esse valor simbólico foi oferecido a ele. Em sua publicação, ele comentou:

“Como artista de quadrinhos, há poucas sensações mais gratificantes do que ver um personagem que você ajudou a criar ganhando vida na tela.”

Ele se mostrou animado ao ver a personagem sendo adaptada com base em uma cena que ele mesmo desenhou, mas apontou o problema de não haver qualquer compensação:

“Enquanto a Marvel constrói um império de bilhões às custas de seus criadores, o modelo de compensação não acompanha esse sucesso”, disse no Instagram.

“Não é sobre mim. É sobre o princípio”

Mike-Deodato-Jr Criador brasileiro de Coração de Ferro diz que não recebeu nada da Marvel pela série

Mesmo deixando claro que está bem financeiramente, Deodato defendeu a importância de reconhecer o trabalho dos artistas:

“Quando um personagem que você ajudou a criar alimenta a máquina de bilhões de dólares, uma parte mínima desse sucesso parece justa.”

Segundo ele, os criadores não estão pedindo fortunas:

“Criadores não pedem bilhões ou milhões. Só um reconhecimento, um aceno, algo que reflita a contribuição que deram. Isso não é só ética — é também bom para os negócios.”

Para Deodato, se esse tipo de tratamento continuar, a tendência é que mais artistas invistam em projetos próprios, como já vem acontecendo.

A série Coração de Ferro estreia no Disney+ no dia 24 de junho, com os três primeiros episódios disponíveis no lançamento. Ao todo, a temporada terá seis episódios.

A produção tem recebido pouca divulgação até agora, o que reforça os indícios de que a Marvel está reduzindo seus investimentos nas produções para o streaming.

Em 2023, Bob Iger, CEO da Disney, afirmou que a Marvel Studios passaria a lançar apenas dois filmes e duas séries por ano. Além disso, Brad Winderbaum, chefe de TV e animação do estúdio, comentou recentemente que a maioria das novas séries não terá segunda temporada nem grandes estrelas do MCU no elenco.

Deixe um comentário