A Disney Entertainment Television (DET) está passando por um processo de demissões que afeta cerca de 140 funcionários, representando aproximadamente 2% do total da força de trabalho da DET. As demissões ocorreram após uma revisão em toda a divisão, onde os chefes de departamento receberam metas específicas a serem alcançadas, como parte de uma estratégia de enxugamento adotada pela empresa.
A marca mais afetada foi a National Geographic, com cerca de 60 demissões, o que corresponde a 13% de seu quadro de funcionários. Outras divisões bastante impactadas incluem ABC, Freeform, o lado operacional das redes de canais lineares da Disney, bem como as equipes de Não Ficção, Marketing e Publicidade. De acordo com o Deadline, nenhuma equipe foi completamente eliminada.
Essas demissões fazem parte de um contexto maior de dificuldades enfrentadas pelas empresas de mídia tradicionais, que estão sofrendo com um mercado publicitário fraco, apesar dos gastos com anúncios e esportes ao vivo. Além disso, o declínio da TV paga e a migração dos investimentos publicitários para plataformas digitais têm pressionado as receitas dessas empresas.
A redução de custos é um reflexo dessas condições de mercado. Bob Iger, CEO da Disney, que retornou ao cargo em novembro de 2022, tem liderado um esforço de corte de custos com o objetivo de economizar pelo menos US$ 7,5 bilhões desde o início do ano passado.
Infelizmente, isso incluiu demissões anteriores em outras áreas da Disney, como os 175 cortes na Pixar Animation Studios em maio, e reflete uma abordagem mais rígida nos gastos com streaming.
Foco na eficiência
Falando em uma conferência para investidores em Wall Street em maio, Iger discutiu a estratégia da empresa em operar redes lineares em uma era de declínio da TV paga.
Ele mencionou que a Disney está focada em “agregar maior audiência” enquanto amortiza custos ao executar programação em múltiplas plataformas, incluindo streaming, transmissão e cabo.
“Estamos fazendo isso em toda a empresa, Disney Channel, ABC, National Geographic, e está funcionando“, disse Iger. Ele também destacou que, embora continue a haver perdas em termos de assinaturas para esses negócios, a empresa continuará buscando o lucro e cortanto custos.
A recente onda de demissões ocorre pouco depois de a Disney ter recebido 183 indicações ao Emmy por seus programas, com alguns dos principais nomeados vindo de redes lineares, como é o caso das séries Xógum, do FX, e Abbott Elementary, da ABC.
Fonte: Deadline