Nesta semana, o Disney+ passou por uma atualização um tanto confusa na página do filme Descendentes: A Ascensão de Copas, o mais recente sucesso da Disney Branded Television, lançado em 12 de julho deste ano exclusivamente na plataforma de streaming. Apesar de não ter ido para os cinemas, o filme rapidamente conquistou os assinantes e se tornou a estreia mais assistida da marca na plataforma.
Porém, uma série de mudanças estranhas na página do filme acabaram chamando atenção – e não de forma positiva. Vamos explicar o que aconteceu e como isso afetou o acesso ao conteúdo extra do filme.
Alterações e reversão no Disney+: O que mudou?
Tudo começou com uma atualização repentina na página de Descendentes: A Ascensão de Copas. O título do filme foi alterado para Descendentes: A Ascensão de Copas – Cante com a Gente, sinalizando uma possível estreia da versão Sing-Along (Cante com a Gente) do filme, que é a versão com letras das músicas para o público acompanhar o canto dos personagens.
Além do título, a descrição da página também foi substituída pela sinopse dessa versão musical e uma nova URL foi criada com o nome “versao-sing-along” no endereço, reforçando a expectativa de que se tratava de uma novidade para os fãs.
Mas, ao reproduzirmos o conteúdo, o vídeo associado ainda era o filme original, e não a esperada versão Sing-Along. Durante dois dias, a página permaneceu assim, possivelmente criando uma confusão entre os assinantes que tentaram assistir, pois o título sugeria uma nova versão, mas o conteúdo não havia mudado.
Remoção dos conteúdos Extras
Na madrugada de hoje, o Disney+ reverteu a atualização, voltando ao título e descrição originais de Descendentes: A Ascensão de Copas. No entanto, essa reversão trouxe outro efeito inesperado: a aba de conteúdos bônus (EXTRAS) foi completamente apagada, removendo quatro conteúdos adicionais que estavam disponíveis anteriormente – um trailer e três clipes musicais, incluindo “Life Is Sweeter” | Descendants: The Rise of Red e “Red” | Descendants: The Rise of Red”.
Esse erro não afetou apenas o catálogo do Disney+ no Brasil; a mesma situação foi observada em outros países, indicando que a atualização e posterior reversão ocorreram globalmente.
Tentativa mal-sucedida de lançamento da cersão Sing-Along?
Aparentemente, o Disney+ tentou disponibilizar a versão Cante com a Gente de Descendentes 4 diretamente na página do filme original, mas o processo claramente não saiu conforme planejado.
Nos Estados Unidos, é comum que as versões Sing-Along dos filmes da franquia Descendentes sejam lançadas como títulos separados, ou seja, como filmes independentes e não dentro da aba EXTRAS do título principal.
Esse foi o caso das versões Sing-Along dos filmes anteriores, então muitos esperavam que o mesmo acontecesse com o novo filme. Infelizmente, ao que parece, o Disney+ tentou algo diferente e isso acabou resultando na exclusão dos conteúdos extras.
Descendentes: A Ascensão de Copas já teve problemas antes
Este não é o primeiro problema enfrentado pelo filme no Disney+. Apenas uma semana após seu lançamento em julho, Descendentes: A Ascensão de Copas desapareceu do catálogo, deixando assinantes ao redor do mundo sem acesso ao filme.
A situação gerou um volume tão grande de reclamações que a Disney precisou emitir uma nota, algo raro, explicando que se tratava de um erro técnico e que estavam trabalhando para corrigir.
Com o recente problema da tentativa de inserção da versão Sing-Along, fica claro que a estreia desse filme tem sido acompanhada por uma série de desafios técnicos.
Apesar dos transtornos, a expectativa é de que a versão Cante com a Gente de Descendentes: A Ascensão de Copas esteja disponível no Disney+ em breve – e talvez, desta vez, em um título independente, como acontece tradicionalmente
Para os fãs da franquia, essa pode ser uma boa notícia, já que o lançamento da versão musical é uma forma de reviver as cenas e canções que marcaram o filme de maneira mais interativa.
Enquanto isso, resta aguardar que a Disney restaure os conteúdos extras que foram removidos na aba EXTRAS, trazendo de volta o trailer e os clipes musicais que complementam a experiência do filme.
Sobre o filme Descendentes: A Ascensão de Copas
No quarto filme da franquia, acompanhamos Uma, agora diretora da Escola Auradon, enviando um convite à filha da Rainha de Copas, Red, para estudar na escola. Entretanto, a Rainha de Copas nutre uma forte mágoa contra Auradon e vê nessa oportunidade uma chance de vingança. Em meio a essas tensões, Red se une a Chloe, a filha de Cinderela, e juntas elas embarcam em uma jornada pelo tempo para entender o que levou a Rainha de Copas a se tornar uma vilã.
Mesmo com os contratempos, o filme permanece disponível no Disney+, e os fãs podem curtir a nova fase dessa amada franquia enquanto aguardam a possível estreia da versão Sing-Along sem mais problemas técnicos.