Luca, a nova animação da Pixar que estreou nesta sexta-feira (18) no Disney+, conta a história de dois amigos, Luca e Alberto, criaturas marítimas que passam o verão na Riviera Italiana dos anos 50 como humanos. O diretor do filme, Enrico Casarosa, se inspirou em sua infância e na cultura da Itália para a criação do filme.
Casarosa cresceu na cidade portuária de Gênova, e passou os verões de sua juventude na região litorânea. No entanto, não foram só memórias pessoais que basearam o filme. A parte sobrenatural, principalmente, também nasceu a partir de lendas e criaturas mitológicas do país.
Em uma entrevista à Superinteressante, o diretor conta que o litoral italiano é rico em lendas sobre monstros marinhos. Isso porque os pais diziam aos filhos que o mar abrigava criaturas monstruosas, a fim de afastar as crianças das partes perigosas do oceano.
No entanto, existiam algumas outras histórias, como o conto de Polvo de Tellaro, famoso na região de Cinqueterre, que era um encarregado de proteger a região de piratas. A lenda diz que, em uma noite de tempestade, o sino da igreja – que geralmente avisava a população da chegada de navios na costa – tocou, mas, quando as pessoas olharam, teriam visto um polvo tocando o sino.
Outra fábula que inspirou Casarosa foi a de Colapesce, uma das mais famosas da Itália. Nela, um menino gostava tanto do mar e passava tanto tempo na água, que adquiriu a habilidade de segurar por muito tempo a respiração e nadar como um peixe.
Segundo a lenda, o imperador Frederico II ficou tão interessado no garoto que resolveu fazer uma série de testes, que consistiam em buscar coisas que eram jogadas no mar. Após o último objeto ser lançado, Nicola mergulhou e não voltou mais à superfície. A história diz que o menino encontrou os três pilares que sustentam Sicília, viu que um deles estava quase desmoronando, e se posicionou em seu lugar. Dizem que até hoje ele está segurando a ilha.
Além disso, Enrico também se inspirou em histórias como A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, a Carta Marina, um dos mapas mais antigos e precisos da península escandinava e filmes italianos dos anos 1950.
Luca já está disponível no Disney+.
Mais sobre Luca:
• Brinquedos do McDonald’s Trazem Personagens de Luca no McLanche Feliz
• Luca: entenda porque o filme tem uma conexão com Stephen King
• Luca: Diretor explica porque a animação da Pixar se passa na Itália dos anos 50
• Luca: Diretor Responde às Comparações com ‘Me Chame Pelo Seu Nome’
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus