Como funcionam as viagens no tempo em Outlander?

Outlander-Claire Como funcionam as viagens no tempo em Outlander?

Desde que Claire Randall/Fraser foi transportada de sua vida pós-Segunda Guerra Mundial para a Escócia do século XVIII, Outlander tem dedicado grande parte de sua magia no mistério em torno de como exatamente ela saiu de sua segunda lua de mel e foi parar em 1743.

Além do fato de que ela viajou através das pedras em Craigh Na Dun, os mecanismos exatos da jornada de Claire permaneceram tão misteriosos para os espectadores quanto para ela. Mas, embora a autora dos livros de Outlander, Diana Gabaldon, e o produtor da série, Ron Moore, nunca se prenderam a uma explicação exagerada de um conceito de ficção científica, algumas dicas surgiram ao longo das atuais sete temporadas, nos dando uma ideia das regras para saltar entre séculos.

Veja abaixo uma visão geral do que sabemos sobre como a viagem no tempo funciona em Outlander.

O que é preciso para viajar no tempo em Outlander?

Craigh-na-Dun-Outlander Como funcionam as viagens no tempo em Outlander?

Existem algumas condições específicas. Em primeiro lugar, os personagens não podem simplesmente viajar no tempo quando bem entendem. Tanto o local quanto o momento importam.

Craigh na Dun não é o único local onde a viagem no tempo é possível. A caverna Abandawe na Jamaica e o círculo de pedras de Ocracoke na Carolina do Norte também surgiram como alternativas, sem contar o misterioso portal nos túneis de Loch Errenty que ainda deve ser explorado na sétima temporada.

Quanto ao timing, parece ser mais fácil viajar em certas épocas do ano, aparentemente relacionadas às mudanças das estações. Claire viajou pela primeira vez no tempo logo após o festival de Beltane (o festival celta de 1º de maio que ocorre entre o equinócio da primavera e o solstício de verão). Brianna e Roger viajaram nos solstícios de inverno e verão, respectivamente.

Mas supondo que alguém tenha acertado o timing e o local, também será preciso usar uma pedra preciosa para garantir que passe pelos séculos intacto, como Claire e Roger descobriram ao ler os relatos de viagem de Geillis. “Essa parece ser outra regra consistente para atravessar sem se matar“, confirmou a produtora executiva Maril Davis ao IGN.

Quem pode viajar no tempo?

Brianna-antes-de-viajar-no-tempo-em-Outlander Como funcionam as viagens no tempo em Outlander?
Brianna antes de sua primeira viagem no tempo

Aqui está a triste verdade sobre a viagem no tempo em Outlander: mesmo que um personagem cumpra todos os requisitos acima, não há garantia de que realmente será capaz de fazê-lo. Além de Claire, vários outros foram confirmados ou fortemente sugeridos como viajantes no tempo, incluindo Geillis Duncan, Otter Tooth, Brianna Fraser e Roger MacKenzie com seus dois filhos, Jemmy e Mandy, e, mais recentemente, William Mackenzie, ou simplesmente Buck.

Enquanto isso, Jamie mesmo não é capaz de viajar no tempo, um fato que tem causado muitos dos momentos mais angustiantes da série. Mas e quando Frank vê brevemente Jamie nos anos 1940? Isso, de acordo com Gabaldon, é seu fantasma, não ele mesmo viajando no tempo.

Embora não esteja completamente claro por que certas pessoas têm a capacidade de viajar enquanto outras não, há muitas evidências para a teoria dos fãs de que é uma característica hereditária.

Existem outras limitações para a viagem?

Jamie-e-Claire-nas-pedras Como funcionam as viagens no tempo em Outlander?
Jamie e Claire antes do retorno dela ao futuro

Outra regra importante a ser lembrada é que o tempo passa na mesma proporção, independentemente da era em que o viajante esteja. Embora Jamie e Claire tenham sido separados por séculos na terceira temporada, a mesma quantidade de tempo passou para ambos, e ambos envelheceram na mesma intensidade.

O conceito fundamental estabelecido por Diana é que quando Claire vai para o passado e passa dois anos lá, quando ela retorna ao século XX, também se passaram dois anos“, explicou Moore ao IGN. “Portanto, na história de 1968, nesta temporada, quando eles começam a pensar em enviá-la de volta, eles percebem que também se passaram vinte anos para Jamie no passado. Um dos pressupostos dessa série é que quando você viaja e passa tempo, aquele tempo também se passa do outro lado.

Outlander está disponível no Star+. O último episódio da Parte 1 da sétima temporada vai ao ar na plataforma em 13 de agosto de 2023.

23 comentários em “Como funcionam as viagens no tempo em Outlander?”

  1. Eu demorei pra começar a ver essa série, mas depois que comecei não parei de assistir. É uma série fantástica, rica em detalhes e personagens bem construídos.
    Ela tem um nível de tensão muito sutil em praticamente todos os episódios.
    Agora, uma coisa que não sai da minha cabeça é que Craig na Dum fica em Inverness, a famosa cidade do monstro do Lago Ness. Fico imaginando como seria incrível fazer essa relação com a viagem no tempo com o monstro, ainda mais agora que apareceu um portal nos túneis da represa. Já pensaram nisso?

    Responder
    • Luiz, aparentemente você teve a mesma ideia da escritora Diana Gabaldon. No primeiro livro de Outlander há um capítulo que narra Claire pegando água no Lago Ness. Ela vê algo na água e acha que é um Plesiossauro, especulando mais tarde que há um portal no fundo do lago e sugerindo que isso pode ter dado origem à lenda. Infelizmente, essa parte não foi adaptada na série.

      Responder
  2. Uma das séries mais bem sucedidas da temporada, linda, sútil, com personagens lindos de ver, uma história de amor, mais não consigo entender depois de todo os perrengues que eles passaram, chegar no final, morrer o personagem principal.
    E a claire, como fica, a história, acaba.

    Responder
  3. A dúvida é, as viagens geralmente são do presente para o passado. Então porque o BUK foi do passado para o presente? Isso tá queimando meus neurônios.

    Responder
    • Mas Claire, Roger, Brianna e os filhos foram para o futuro também… se não me engano teve um episódio que alguém explicou que a pessoa tem que estar pensando para onde quer ir, foi isso que entendi.

      Responder
  4. Oh mulher, é apenas ficção, é uma linda história de amor mas com umas pitadas de suspense e muita tensão. Isso é que dá gosto de ver a série, não é clichê.

    Responder
    • Eu demorei pra começar a assistir,uma amiga assistia e né falava da série, em 2021 plena pandemia eu sem trabalhar,em casa,meu marido trabalhando fora, comecei a assistir,assisti as primeiras 5 temporadas em 25 dias,me apaixonei pela série, há pouco assisti a 6 temporada,louça pra assistir a 7 temporada.

      Responder
  5. Eu estou morando nos USA, tem apenas 3 meses, meu inglês não é bom, eu ainda não assisti nem a sexta e nem a sétima temporada porque a Netflix e a Starz não tem legenda em português para essa série. Eu estou tendo crise de abstinência. Eu amo essa série locamente.

    Responder
    • Ellen, você pode baixar algum VPN no celular e procurar um servidor do Brasil. Quando conectar, o celular vai entender que vc está no Brasil e deve aparecer a opção em português

      Responder
  6. Maravilhosa essa série, demorei para começar assistir, mas quando comecei olhei até, todos os dias sempre que possível até o final. Pena que terá só mais uma temporada e só o ano que vem.
    Série muito bem elaborada, quando se achava que não teria mais nada pra acontecer, havia uma surpresa, um acontecimento. Muito bom todos os personagens principalmente a família Fraser.

    Responder
    • Tereza, ainda não se sabe, porque Diana Gabaldon ainda nem terminou o décimo livro. Inclusive faremos um post sobre isso, pois ficamos sabendo que a série não vai seguir o mesmo final da saga original. Apesar disso, o desfecho elaborado pelos roteiristas será submetido à escritora para aprovação.

      Responder
  7. Eu amei ver essa série eu só consegui ver até a quarta temporada eu gostaria muito de poder continuar a ver mas na Netflix não passa mais e eu não sei aonde que eu posso ver será que vocês poderiam me dizer como que eu conseguiria ver continuar a ver a temporada 5 6 e 7 por favor me respondam

    Responder
  8. Estou assistindo pela 3 vez e ainda não entendo como a Gueillis consegue não envelhecer e quando ela vai a Claer já foi e voltou. Para cada viajante o tempo é unico e vão em anos diferentes. Eu ainda fico intrigada nessa parte.

    Responder
  9. Sobre o tempo passar na mesma proporção, como explicar Galis ter atravessado depois e chegado antes? Será que é um furo?

    Responder

Deixe um comentário