A busca por um novo CEO para a Disney está a todo vapor, e um dos candidatos que pode ocupar o cargo de Bob Iger é Andrew Wilson, atual CEO da Electronic Arts (EA). O anúncio oficial do novo líder da Disney deve ocorrer apenas no início de 2026, mas os rumores e especulações sobre possíveis nomes já começaram.
A Disney contratou a empresa de recrutamento Heidrick & Struggles para avaliar candidatos de fora da companhia, ampliando o foco para além dos executivos internos que eram considerados favoritos. Entre eles estavam Dana Walden e Alan Bergman (copresidentes da Disney Entertainment), Jimmy Pitaro (presidente da ESPN) e Josh D’Amaro (chefe da divisão de Parques e Produtos).
Segundo o Wall Street Journal, Wilson é um dos nomes identificados pela firma de recrutamento, embora o processo ainda esteja em fase inicial. Até o momento, Disney e EA não comentaram sobre o assunto.
Quem é Andrew Wilson?
Natural da Austrália, Wilson é CEO da EA desde 2013. Com experiência no setor de tecnologia e entretenimento, ele liderou a divisão global da EA Sports e também ocupou o cargo de vice-presidente e produtor executivo dos jogos de futebol FIFA.
Em 2018, Wilson chegou a ser cotado para o cargo de presidente da ESPN, antes de a vaga ser preenchida por Jimmy Pitaro. Quando Bob Chapek ainda era CEO da Disney, Wilson participou de conversas sobre uma possível venda da EA para a Disney, mas as negociações não avançaram.
Em outubro, James Gorman foi nomeado presidente do conselho da Disney, assumindo o papel de Mark Parker, da Nike. Gorman, que lidera o comitê de sucessão de CEO da Disney, afirmou: “Uma prioridade essencial para nós é nomear um novo CEO, o que esperamos anunciar no início de 2026.” Gorman, que também foi CEO da Morgan Stanley, traz a experiência de ter conduzido com sucesso a transição de liderança na instituição financeira.
A conturbada história de sucessão na Disney
O processo de sucessão de CEO na Disney já foi um tema polêmico. Em 2020, Iger escolheu pessoalmente Bob Chapek como seu sucessor, mas a transição culminou com a saída de Chapek em 2022, quando Iger reassumiu o cargo.
Este assunto ganhou destaque após a disputa de Nelson Peltz, investidor ativista, que acusou o conselho da Disney de não planejar a sucessão de forma adequada. Peltz tentou ingressar no conselho da Disney, mas não obteve sucesso e, neste ano, vendeu todas as suas ações da companhia.
O anúncio do novo CEO da Disney é esperado para 2026, mas até lá, o mercado seguirá de olho nos passos da empresa e de seus potenciais candidatos a assumir a Casa do Mickey.
Fonte: Variety