Considerando a duração de mais de 3 horas de Avatar: O Caminho da Água, seria natural pensar que nenhum ponto da trama foi cortado da versão final. Acontece, porém, que havia história suficiente para fazer outro longa-metragem e, embora esse filme não exista, é possível conhecê-lo.
O produtor da franquia, Jon Landau, falou recentemente à imprensa sobre o lançamento digital de Avatar 2, e ele foi perguntado sobre as decisões mais difíceis que foram tomadas ao montar a versão final do filme.
“Antes de tudo, é o roteiro“, ele disse ao The Mary Sue. “Que história você quer aprimorar? Recentemente lançamos, através da Dark Horse Comics, uma história que pensávamos que poderia ser Avatar 2. Mas não foi. Toda essa história se foi.”
Essa história se transformou em The High Ground, de Sherri L. Smith, uma série em quadrinhos na qual Jake Sully (Sam Worthington) leva a luta por Pandora para o espaço.
A história final que chegou a O Caminho da Água se concentra na missão de Jake para proteger sua família dos humanos, viajando em direção ao oceano para construir uma nova vida com o clã aquático Metkayina.
Jake e Neytiri (Zoë Saldaña) tentam construir uma nova vida e aprender os costumes dos Metkayina enquanto sua filha adotiva Kiri (Sigourney Weaver) explora sua conexão com a consciência planetária de Pandora, Eywa.
Landau também falou sobre as decisões complicadas que tomou antes da edição final do filme.
“A próxima coisa mais difícil, quando você olha para o corte de um filme, é que cada cena funciona em sua mente, mas pode ser um caso em que a soma do todo não é maior que as partes. O que você sacrifica? Do que você desiste? É uma espécie de síndrome do membro fantasma. Você pode saber que acabou, mas o público que assiste ao filme não sabe que essa batida está faltando.”
Ambientado mais de uma década após o primeiro filme, Avatar: O Caminho da Água começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que enfrentam, tudo o que fazem para se manter seguros, as batalhas que travam para permanecer vivos e as tragédias que suportam.
Avatar: O Caminho da Água ainda não tem data para chegar ao Disney+.