
Uma das maiores discussões entre os fãs de Star Wars desde a estreia de Ahsoka envolve a personagem Sabine Wren, interpretada por Natasha Liu Bordizzo. A série revelou que a guerreira mandaloriana passou por um treinamento Jedi desde os eventos de Star Wars: Rebels, algo que pegou muita gente de surpresa — inclusive um dos roteiristas da animação original.
Em uma entrevista recente ao podcast Pod of Rebellion, o escritor Henry Gilroy, que trabalhou em Rebels, disse não concordar com essa mudança e a considerou uma ideia repetitiva.
O que o roteirista disse sobre Sabine virar Jedi
Gilroy contou que essa ideia já havia sido discutida durante a produção de Rebels, mas acabou descartada na época.
“Isso definitivamente não fazia parte do plano. Achamos que, além de interferir na história do Ezra, era uma repetição do que já tínhamos feito”, explicou o roteirista.
Ele também destacou que transformar Sabine em uma Jedi parecia desnecessário, considerando suas habilidades como guerreira mandaloriana.
“A ideia de a Sabine treinar como Jedi, sendo que ela já era uma lutadora incrível por conta própria, soava como exagero”, completou.
Henry Gilroy é um veterano da animação, com trabalhos em produções como Batman: A Série Animada, The Tick e Star Wars: The Clone Wars. Em Rebels, ele atuou como produtor executivo e escreveu 17 episódios.
Quem é Sabine Wren

Sabine Wren é uma mandaloriana artista, caçadora de recompensas e ex-engenheira imperial.
Ela se juntou à Aliança Rebelde após o Império usar uma arma criada por ela contra seu próprio povo.
Durante os eventos de Rebels, Sabine fazia parte de um pequeno grupo de rebeldes no planeta Lothal, ao lado de Ezra Bridger, Kanan Jarrus, Hera Syndulla, Zeb e o droide Chopper.
Em alguns momentos, ela chegou a lutar contra sua própria família, que apoiava o Império, mas conseguiu trazê-los para o lado da resistência.
Sabine também empunhou o Sabre Negro, uma arma lendária entre os mandalorianos, e foi treinada em seu uso antes de entregar o sabre para Bo-Katan Kryze.
Depois dos eventos da animação, ela passou a treinar com Ahsoka Tano, mesmo sem grande conexão com a Força. No entanto, abandonou o treinamento após perder sua família em um massacre imperial.
Mais tarde, voltou a se unir à Ahsoka e seus antigos companheiros para procurar Ezra Bridger, que havia desaparecido junto com o Grão-Almirante Thrawn.
No final da primeira temporada de Ahsoka, o grupo encontra Ezra no planeta Peridea, mas Sabine e os outros acabam ficando presos lá, enquanto Thrawn escapa de volta à galáxia.
Ahsoka no Disney+

Ahsoka estreou em 2023 e já tem uma segunda temporada confirmada. O elenco principal retorna, com Rory McCann assumindo o papel de Baylan Skoll, personagem que antes era interpretado por Ray Stevenson, falecido em 2023.
Tanto Star Wars: Rebels quanto Ahsoka estão disponíveis no Disney+, e a nova temporada da série estrelada por Rosario Dawson já está em pós-produção.